O Irlandês mostra um Scorsese melancólico e reflexivo (Crítica)

Minha Série
Imagem de: O Irlandês mostra um Scorsese melancólico e reflexivo (Crítica)

Um olhar desatento pode induzir o espectador ao erro de achar que O Irlandês se parece com os filmes de máfia que colocaram a carreira de Martin Scorsese nos trilhos nos anos de 1990, como Os Bons Companheiros (1990) e Cassino (1995) – suas obras da década anterior são ótimas, evidentemente, mas foram mal recebidas pelo público o que, combinado com um vício em drogas, deixou sua carreira em maus lençóis. A produção da Netflix, em exibição em cinemas selecionados, lembra muito estes dois filmes. Está tudo lá, do elenco aos temas, com uma diferença: Scorsese agora está 30 anos mais velho, o que lhe dá uma certa perspectiva.


No filme Robert De Niro, o mais frequente dos colaboradores de Scorsese, encarna Frank “O Irlandês” Sheeran, um ex combatente da Segunda Guerra Mundial que trabalha como motorista de caminhão. Sua vida se cruza com a de Russell Buffalino, papel de Joe Pesci – que deixou a aposentadoria especialmente para esse papel –, um chefão da máfia italiana, que o coloca nas graças de Jimmy Hoffa, interpretado por Al Pacino, o presidente nacional do sindicato dos caminhoneiros e um dos mais poderosos homens da américa nas décadas de 60 e 70. Outros velhos conhecidos do cânone do diretor também estão lá, como Harvey Keitel e Ray Romano ou Bobby Cannavale, estes dois últimos egressos das séries de TV que Scorsese produziu para a HBO.



Pacino e De Niro em O Irlandês (Divulgação / Netflix)


A narrativa sem pressa, com De Niro narrando os acontecimentos e nos guiando pela trama enquanto acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos, parece evocar o espírito de Os Bons Companheiros, de fato. Com a diferença central de que O Irlandês é mais afetado pelos acontecimentos reais, como a eleição e assassinato de John F. Kennedy e o caso Watergate. São questões importantes, já que Hoffa, Sheeran e Buffalino são figuras importantes na história mais ou menos recente dos EUA, ainda que, como o próprio Scorsese faz questão de frisar ao final do filme, já estejam absolutamente esquecidas.


A noção de “esquecimento” é central para a estrutura que Scorsese propõe. O Irlandês é contado do ponto de vista de um velho e debilitado Sheeran, que reflete sobre sua vida, os múltiplos assassinatos, a escalada pelo poder, o conflito entre os interesses dos grupos mafiosos e a ambição política dos sindicatos, nem sempre coincidentes, quase sempre conflituosas. Como em toda a obra do cineasta, não há mocinhos ou bandidos, mas sim seres humanos falhos em sua totalidade. Ao incluir a perspectiva de um moribundo, porém, Scorsese questiona não apenas a vida do personagem, mas a própria noção de existência, informada, claro, pelo cristianismo que marca sua obra.



Pacino e De Niro em O Irlandês (Divulgação / Netflix)


O que de fato importa na vida? Parece se perguntar Scorsese. Qual é o legado real de um homem que abraçou a violência como forma de expressão e usou sua família como desculpa para exercê-la quase indiscriminadamente? Daí a importância de acompanhar a trajetória de Sheeran e não Hoffa, Buffalino ou outra figura que em tese seria mais importante para a história – Hoffa, inclusive, já foi biografado em Hoffa – Um Homem, Uma Lenda (1992), dirigido por Danny DeVito, com Jack Nicholson no papel central. O personagem de De Niro reenquadra a glamurização que o cinema faz da violência e estilo de vida da máfia desde antes de Scarface: a Vergonha de uma Nação (1932), de Howard Hawks. É quase como se O Irlandês fosse uma espécie de anti filme de máfia.


O curioso, afinal, é que O Irlandês parece só possível de ser feito pelas mãos de um cineasta que já viveu tudo o que Scorsese viveu. Ao mesmo tempo, há uma vibração e apreço pela tecnologia que são comuns em cineastas mais jovens. Muito do êxito do filme, por exemplo, está no uso de máscaras digitais que rejuvenescem e envelhecem De Niro, Pesci e Pacino ao sabor das necessidades da trama. Nas mãos de qualquer outro, este recurso iria distrair o espectador, comprometendo a imersão na trama. Especialmente em 3h30 de projeção. Nas mãos de Scorsese, temos um épico como pouco se vê no cinema.


Por Luiz Gustavo Vilela via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.