Conheça os 7 melhores filmes sobre tecnologia

Imagem de: Conheça os 7 melhores filmes sobre tecnologia
Imagem: A24
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já parou para pensar em quais são os melhores filmes sobre tecnologia que já assistiu? Geralmente caindo na categoria de ficção científica, essas produções tem ganhado cada vez mais notoriedade e popularidade entre os cinéfilos de plantão, que se encantam com as narrativas cheias de inovações e ideias futuristas.

Mas claro, nem só de ficção científica vivem os filmes sobre tecnologia, que têm se expandido para outros gêneros com o passar do tempo. Abaixo, você encontra nossa seleção com 7 dos melhores filmes sobre tecnologia disponíveis para assistir – sem ordem específica!

7 - A Rede Social

Abrindo a lista, um clássico dos filmes sobre tecnologia. Lançado em 2010, A Rede Social (The Social Network), dirigido por David Fincher, conta a história de um estudante de Harvard (Mark Zuckerberg) que cria uma rede social, que, futuramente, se tornaria o Facebook. Porém, o jovem é processado por pessoas que dizem que ele roubou a ideia para a plataforma.

A obra tem um elenco de peso, contando com Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake e Rooney Mara. Se você ainda não conferiu a produção, agora é a hora!

6 - Ex_Machina: Instinto Artificial

Dirigido por Alex Garland, de Men: Faces do Medo, Ex_Machina: Instinto Artificial, lançado em 2014, foi baseado nas ideias do matemático e cientista da computação Alan Turing, que provocava ao questionar: as máquinas podem chegar ao ponto de pensar?

Nesse sentido, o filme mostra um jovem programador que é selecionado para participar de um experimento com uma sofisticada inteligência artificial. Porém, as coisas saem do controle quando a máquina passar a agir por conta própria e ameaça os demais ao redor.

5 - Steve Jobs

Como falar de filmes sobre tecnologia sem citar Steve Jobs, não é mesmo? O longa lançado em 2015 conta com direção de Danny Boyle e tem grandes nomes no elenco, como Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen e Jeff Daniels. O filme foi roteirizado por Aaron Sorkin e Walter Issacson.

"Steve Jobs nos leva aos bastidores da revolução digital. A história se desenrola nos bastidores de três lançamentos de produtos icônicos, terminando em 1998 com a inauguração do iMac", diz a descrição oficial do longa no IMDb.

4 - Matrix

Iniciada em 1999, a trilogia Matrix, idealizada pelas irmãs Lana Wachowski e Lilly Wachowski, inovou ao apresentar uma narrativa distópica e revolucionária, na qual nada é o que parece ser. O filme trouxe Keanu Reeves como protagonista, ao lado de nomes como Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss.

Na trama, um homem descobre que a realidade na qual vive não passa de uma grande simulação programada por máquinas que dominaram a terra. Agora, ele precisa se libertar e quebrar o padrão, liderando uma verdadeira revolução.

3 - O Jogo da Imitação

Já falamos de Alan Turing aqui nesta lista e teremos que falar novamente, já que ele é o grande alvo do filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game), de 2014. Aqui, acompanhamos o chamado Pai da Computação em ação durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele é incumbido de decifrar códigos e mensagens alemãs.

Dirigido por Morten Tyldum, a produção tem Benedict Cumberbatch, Keira Knightley,
Matthew Goode, Allen Leech, Rory Kinnear e Mark Strong em seu elenco principal. O longa foi inspirada no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, e venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

2 - Her

E se você se apaixonasse por uma inteligência artificial? Esse é o questionamento central do filme Her (Ela), de 2013, roteirizado e conduzido por Spike Jonze. A narrativa apresenta um solitário escritor (Joaquin Phoenix) que passa a desenvolver sentimentos por um sistema operacional que o ajuda no dia a dia.

Dentre os filmes sobre tecnologia desta lista, este é um dos mais sensíveis, uma vez que utiliza o tema para tratar de assuntos extremamente pertinentes e subjetivos, como amor e solidão. Certamente, vale o seu play!

1 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

Para encerrar este texto com chave de ouro, um clássicos dos clássicos: 2001: Uma Odisseia no Espaço. Criado pelo mestre Stanley Kubrick, o filme de 1968 foi um dos primeiros a tratar da tecnologia de uma maneira mais subjetiva e até amedrontadora, já que, no filme, ela é responsável por situações angustiantes.

Eis a sinopse: após um monólito aterrissar na Terra e ser responsável pela evolução do planeta, um novo e misterioso artefato similar é descoberto na superfície da Lua. A humanidade, então, tenta encontrar suas origens com a ajuda da inteligência artificial HAL 9000.

Gostou das nossas escolhas? Então, continue de olho aqui no Minha Série e fique por dentro de um mundo inteiro sobre tecnologia e entretenimento. Aproveite para dar uma olhada nos 10 personagens criados em computação gráfica que são muito realistas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.