M3GAN: 6 filmes com IAs violentas para ver enquanto aguarda a estreia

Imagem de: M3GAN: 6 filmes com IAs violentas para ver enquanto aguarda a estreia
Imagem: Blumhouse

M3GAN, o novo longa de terror da Blumhouse com James Wan na produção, chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (19), prometendo ser extremamente assustador e recebendo primeiras impressões bem positivas em países nos quais já estreou.

E enquanto os amantes de horror aguardam ansiosamente o lançamento desta história da boneca realista movida por inteligência artificial, uma boa opção é aproveitar outras obras com uma temática semelhante. Pensando nisso, montamos abaixo uma lista com seis filmes que apresentam IAs rebeldes e com instintos violentos.

1. Ex_Machina: Instinto Artificial

Lançado em 2014, Ex_Machina foi escrito e dirigido por Alex Garland (Men e Extermínio), com Oscar Isaac (Duna e Cavaleiro da Lua), Domhnall Gleeson (Questão de Tempo) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) no elenco.

A história gira em torno de Caleb, um jovem programador que recebe a chance de auxiliar o brilhante e recluso cientista Nathan Garrik em um experimento com Ava, uma Inteligência Artificial com o corpo de uma bela mulher, em uma casa tecnológica isolada no meio da floresta. Porém, a situação logo se torna uma grande batalha psicológica, explorando temas como a natureza da consciência e emoções.

2. Tau

Um dos lançamentos da Netflix em 2018 foi Tau, com Malika Monroe (A Corrente do Mal) assumindo o papel Julia, uma mulher que desperta em uma casa futurista apenas para descobrir que foi capturada por um cientista sociopata realizando um experimento letal.

Para sobreviver a este pesadelo, ela precisa superar TAU, uma IA com um batalhão de drones e robôs a sua disposição, e responsável pelo comando da casa. Será que Julia tem a coragem e desenvoltura necessárias para superar os limites e conquistar sua liberdade?

3. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Este clássico de 1968 digrido por Stanley Kubrick foi considerado por muitos membros da indústria cinematográfica como um dos melhores filmes já feitos, apresentando um enredo muito à frente de seu tempo e uma das primeiras representações de uma Inteligência Artificial com tendências violentas.

Após a descoberta de um estranho monólito negro enterrado sob a superfície lunar, um grupo de cinco astronautas é enviado para Júpiter, desconhecendo inicialmente o motivo de sua missão. Apenas dois membros do time estão despertos, os doutores Dave Bowman e Frank Poole, sendo auxiliados por HAL 9000, um supercomputador que controla todas as funções da espaçonave, inclusive o sistema que mantém os outros três exploradores em hibernação vivos.

Porém, as coisas começam a ficar perigosas quando Bowman e Poole passam a crer que HAL está apresentando defeitos e uma certa paranoia, e seu grande objetivo se torna sobreviver a esta viagem com profundas consequências para a humanidade.

4. Eu, Robô

Inspirado em uma das obras do famoso novelista Isaac Asimov, este filme de 2004 traz Will Smith como Del Spooner, um detetive tecnofóbico em uma realidade na qual robôs já são uma parte comum na vida dos seres humanos.

Contudo, quando o ilustre cientista Dr. Alfred Lanning morre em circunstâncias misteriosas, Spooner acredita que o crime foi cometido por um robô, mesmo com as três leis impossibilitando que isso aconteça. E é então que as investigações do policial o levam a descobrir grandes segredos e conspirações, incluindo uma imensa ameaça para a humanidade.

5. Westworld: Onde Ninguém tem Alma

Muitos podem conhecer a série homônima da HBO que foi cancelada após quatro temporadas, mas vocês sabiam que o universo de Westworld começou com um filme de 1973?

No longa, turistas ricos podem visitar Delos, um parque de diversões futurista povoado por robôs e com temática adulta, no qual é possível colocar em prática quaisquer ideias e desejos dentro de três áreas inspiradas no Velho Oeste, Roma Antiga e Idade Média.

Porém, este sonho rapidamente se transforma em um grande pesadelo quando um dos robôs apresenta mau funcionamento e começa a aterrorizar os humanos.

6. Blade Runner: O Caçador de Androides

Dirigido por Ridley Scott, Blade Runner foi lançado em 1982 e inspirado em "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", uma história de Philip K. Dick.

Embora a trama se passe em 2019, seu futuro é muito mais distópico do que a nossa realidade, com Harrison Ford - o eterno Han Solo e Indiana Jones - assumindo o papel de Deckard, um blade runner aposentado que precisa voltar a ativa para caçar quatro robôs, conhecidos como replicantes, que se rebelaram e estão cometendo crimes em Los Angeles.

O legal é que o filme recebeu uma continuação em 2017, chamada Blade Runner 2049, então quem quiser, já pode fazer uma maratona!

E aí, estão ansiosos para curtir M3GAN nos cinemas? Já assistiram os filmes dessa lista? Contem para gente nas redes sociais do TecMundo!


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.