Quantos anos a Barbie tem? Veja a idade da boneca

Imagem de: Quantos anos a Barbie tem? Veja a idade da boneca
Imagem: GH/Reprodução

Não há dúvidas de que a Barbie é a boneca mais icônica do mundo. Mas afinal, você sabe quantos anos a Barbie tem? Nascida em Nova York, ela se tornou uma das figuras mais conhecidas e ajudou a moldar mais de uma geração de crianças, jovens e adultos.

Este ano ela vai ganhar o seu primeiro live-action e, por isso, todos os olhos estão voltados para a boneca. Portanto, vamos revelar quantos anos ela tem, como a Barbie surgiu e curiosidades sobre essa figura que já se tornou clássica. Confira!

Afinal, quantos anos a Barbie tem?

Em 9 de março de 2023, Barbie completa 64 anos de idade! Foi nesta data que ela nasceu, no ano de 1959, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Seu nome completo é Barbara Millicent Roberts, mas o apelido Barbie foi o que fez com que a boneca da Mattel elevasse a empresa ao posto de maior indústria de brinquedos no mundo. Por sua vez, a Mattel surgiu alguns anos antes, em 1945, na Califórnia.

O brinquedo foi projetado por Ruth Handler, a então presidente da empresa. O que nem todo mundo sabe é que ela foi inspirada em outra boneca famosa da época: Bild Lilli, um item alemão lançado em 1955.

(Fonte: Ubuy/Reprodução)(Fonte: Ubuy/Reprodução)Fonte:  Ubuy 

No entanto, Bild Lilli não teve o mesmo sucesso da Barbie. Para que você tenha uma ideia, a boneca de 64 anos de idade já ultrapassou a marca de 1 bilhão de unidades vendidas desde seu lançamento. É muita coisa!

Com o sucesso, a Barbie conquistou não apenas o mercado de brinquedos, mas também se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop. Desde que ela nasceu, foram produzidos filmes, livros e animações que acompanham a vida glamurosa de Barbie e seus amigos, como é o caso do namorado Ken.

Confira 5 curiosidades sobre a Barbie

Agora que você já sabe quantos anos a Barbie tem, vamos conferir algumas curiosidades sobre a boneca mais famosa do mundo:

5 - Pink característico

(Fonte: Mattel/Divulgação)(Fonte: Mattel/Divulgação)Fonte:  Mattel 

De acordo com a Pantone, o rosa – identidade visual da Barbie – é registrado pelo código PMS 219. A cor é tão icônica que se tornou uma tendência de moda em 2022, chamada de Barbiecore.

4 - Barbie já foi para o espaço

(Fonte: Space/Reprodução)(Fonte: Space/Reprodução)Fonte:  Space 

Antes mesmo do homem pisar na Lua, Barbie já tinha feito isso. Em 1965, uma boneca Barbie foi enviada para a Lua. O marco fez com que a boneca ganhasse ainda mais uma característica de empoderamento feminino e começasse a representar a boneca com profissões como astronauta, engenheira e tantas outras.

3 - Barbie ao redor do mundo

(Fonte: CNN/Divulgação)(Fonte: CNN/Divulgação)Fonte:  CNN 

Você deve imaginar que, em quase 64 anos, deu tempo de ela viajar pelo mundo, não é mesmo? Então, aqui vai uma curiosidade: a boneca já representou cinco continentes e 40 países, reforçando o desejo da Mattel de fazer com que todas as meninas se identificassem com a boneca.

Além disso, vale ressaltar que a primeira Barbie negra foi lançada em 1980 e foi um sucesso de vendas! Da mesma forma, em 2016, Barbie ganhou três novos tipos de corpo (Petite, Curvy e Tall, além do Clássico), sete tons de pele e 22 cores de olhos. Tem Barbie pra todo mundo!

2 - Fashionista

(Fonte: Tiendamia/Reprodução)(Fonte: Tiendamia/Reprodução)Fonte:  Tiendamia 

Sendo também um ícone da moda, a Barbie já foi vestida por mais de 75 estilistas, incluindo Oscar de La Renta – o primeiro, em 1980 –, Moschino, Vera Wang, Christian Dior, Ralph Lauren, e até Karl Lagerfeld.

1 - Sucesso inquestionável

(Fonte: Amazon/Divulgação)(Fonte: Amazon/Divulgação)Fonte:  Amazon 

De acordo com estatísticas recentes, uma boneca Barbie é vendida a cada três segundos no mundo e a marca está presente em 150 países. Com isso, é fácil entender por que ela é a boneca mais famosa do globo!

E aí, gostou de saber mais sobre quantos anos a Barbie tem e as curiosidades que a tornam um ícone que atravessa gerações?

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da cultura pop, continue acompanhando o portal. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.