Confira os 10 melhores filmes de suspense psicológico

Imagem de: Confira os 10 melhores filmes de suspense psicológico
Imagem: IMDB

O suspense é um dos gêneros mais famosos do cinema. Além de ser a última barreira antes dos filmes de terror e sua violência explícita, os títulos possuem um fator em comum: deixar o espectador apreensivo do início ao fim. Isso quando o final não é daqueles de cair o queixo com grandes reviravoltas e surpresas.

Esses elementos fizeram com que muitos filmes trouxessem um enredo que cria um suspense psicológico, a ponto de deixar o espectador criar teorias ao longo da sua execução.

Pensando nisso, o TecMundo preparou uma lista com os 10 melhores filmes de suspense psicológico que vão te prender do início ao fim. Confira!

1. O Farol (2019)

Willem Dafoe e Robert Pattinson estrelam este suspense todo em preto e branco. O longa conta a história de um jovem zelador, no final do século 19, que vai cuidar de um farol, em uma pequena ilha na Nova Inglaterra.

O que parecia ser um trabalho pacato, acaba se tornando um grande pesadelo devido a comportamentos inconstantes e das histórias contadas por seu chefe.

O Farol (2019)O Farol (2019)Fonte:  IMDB 

2. Os Suspeitos (2013)

Hugh Jackman é Keller Dove, um carpinteiro que, depois de ter a sua filha de seis anos sequestrada, resolve encarar a polícia e ir por conta própria atrás dos responsáveis.

O enredo traz atuações incríveis de Jackman e Jake Gyllenhaal, que interpreta o detetive Loki. Há quem diga que o filme apresenta um dos finais mais surpreendentes do gênero. Vale a pena tirar um tempinho para conferir, não é mesmo?

Os Suspeitos (2013)Os Suspeitos (2013)Fonte:  IMDB 

3. Fragmentado (2016)

Kevin é um perigoso criminoso que sequestra três adolescentes. Em seu cativeiro, elas descobrem que ele possui 23 personalidades diferentes, sendo algumas com o mais alto nível de periculosidade.

O filme traz uma atuação épica de James McAvoy, e o seu final surpreendeu o mundo ao fazer conexões com outros filmes do diretor M. Night Shyamalan.

Fragmentado (2016)Fragmentado (2016)Fonte:  IMDB 

4. Ilha do Medo (2010)

Leonardo DiCaprio é o detetive Teddy Daniels que, junto ao seu parceiro, precisam investigar o desaparecimento de um paciente trancado em um quarto que fica dentro de um enorme hospital psiquiátrico.

Se não bastasse ter que encarar uma rebelião de internos, Teddy ainda precisa descobrir o motivo de suas alucinações constantes. Mas, será mesmo que são apenas alucinações?

Ilha do Medo (2010)Ilha do Medo (2010)Fonte:  IMDB 

5. Boa Noite, Mamãe (2014)

O filme austríaco vive a história de uma mãe que volta para casa após cirurgias plásticas. Desse modo, ela tem o seu comportamento questionado pelos seus filhos, ao ponto deles acharem que não se trata da verdadeira mãe.

O filme foi elogiado pela crítica e público. Inclusive, o longa recentemente ganhou um remake exclusivo da Amazon Prime Video, com Naomi Watts no papel principal.

Boa Noite, Mamãe (2014)Boa Noite, Mamãe (2014)Fonte:  IMDB 

6. O Convite (2015)

Will e Eden eram um casal, mas se separaram depois da morte de seu filho. Agora, a ex-esposa o convida para um jantar depois de ter se casado novamente. Entretanto, o homem percebe que a reunião com amigos tem outros interesses em jogo – sua vida está em risco até o fim da noite.

Esse é aquele clássico suspense onde é possível desconfiar de tudo e de todos, mas ainda sim chega a um final que surpreende o espectador.

O Convite (2015)O Convite (2015)Fonte:  IMDB 

7. Corra! (2017)

Corra! narra a história de Chris, um fotografo negro que é convidado para conhecer os pais de sua namorada branca em um final de semana no campo.

Entretanto, o que seria uma simples confraternização em família, acaba se tornando um pesadelo perturbador. O filme foi o primeiro do diretor Jordan Peele a fazer tanto sucesso – hoje ele é considerado um dos mestres do gênero.

Corra! (2017)Corra! (2017)Fonte:  IMDB 

8. Donnie Darko (2001)

Jake Gyllenhaal é Donnie, um jovem anti-social que possui visões de Frank – um coelho gigante que é uma espécie de amigo imaginário – que começa a trazer mensagem sobre o fim do mundo.

Depois que uma turbina de avião cai em sua casa, Donnie começa a se perguntar se é verdade, e corre atrás de respostas. O filme é considerado por muitos como um clássico cult, o qual marcou a geração no começo dos anos 2000.

Donnie Darko (2001)Donnie Darko (2001)Fonte:  IMDB 

9. O Sexto Sentido (1999)

O filme traz Bruce Willis no papel do psicólogo Malcolm Crowe, que começa a ajudar um paciente que vê o espírito de pessoas mortas ao seu redor. Se você até hoje não sabe como o filme termina, aproveite para acompanhar um dos desfechos mais surpreendentes da história do cinema.

O Sexto Sentido (1999)O Sexto Sentido (1999)Fonte:  IMDB 

10. Psicose (1960)

Considerado por muitos como o maior clássico do gênero de suspense psicológico e terror, Psicose conta a história de Marion Crane, uma secretária que foge após roubar 40 mil dólares de sua empresa.

Entretanto, durante a fuga, uma tempestade obriga ela a se refugiar em um pequeno hotel. Mal sabe ela dos perigos que passará nas mãos do administrador Norman Bates.

Psicose (1960)Psicose (1960)Fonte:  IMDB 

Agora que você já tem dez opções de filmes, basta preparar a pipoca e a sua mente – claro! – para conferir enredos que irão fazer a sua cabeça ferver em meio à teorias e reviravoltas.

E na sua opinião, qual é o melhor filme de suspense de todos os tempos? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.