Daniel Radcliffe se opõe a J.K Rowling sobre falas transfóbicas; entenda!

Imagem de: Daniel Radcliffe se opõe a J.K Rowling sobre falas transfóbicas; entenda!
Imagem: Warner Bros. Pictures

Em entrevista recente ao IndieWire, Daniel Radcliffe, que interpretou o protagonista da franquia Harry Potter entre 2001 e 2011, falou sobre sua decisão de se posicionar contra as falas transfóbicas da escritora J.K. Rowling. O ator publicou uma carta aberta no site do The Trevor Project na qual reflete sobre sexualidade e ressalta que mulheres transgêneros são mulheres.

Segundo o artista, a necessidade em se posicionar surgiu a partir de seus pensamentos sobre os fãs. “Quando terminamos [de filmar] Harry Potter, eu conheci tantas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com meu personagem”, disse ele.

“E então, vendo-os machucados naquele dia, eu queria que eles soubessem que nem todos na franquia se sentiam assim. E isso foi muito importante”, acrescentou Radcliffe, explicando ainda que trabalhou junto do The Trevor Project por dez anos. O site serviu como espaço para que o ator se expressasse contra as falas transfóbicas da autora de Harry Potter.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

O The Trevor Project consiste em uma organização sem fins lucrativos que concentra seus esforços em previnir o suicídio na comunidade LGBTQI+. “Acho que não conseguiria mais me olhar no espelho se não tivesse feito nada a respeito”, refletiu.

Confira detalhes da carta aberta de Daniel Radcliffe

O ator concluiu sua participação na série Miracle Workers em 2021 depois de interpretar três papéis distintos. Seu próximo projeto é Weird: The Al Yankovic Story, que estreia em 4 de novembro no The Roku Channel. Em sua carta aberta, Daniel Radcliffe falou sobre a importância de se respeitar a identidade e a dignidade das pessoas transgênero.

“Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros ['Harry Potter'] foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários [feitos pela autora] causaram a vocês. Eu realmente espero que você não perca inteiramente o que foi valioso nessas histórias”, lamentou.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

As declarações feitas por Rowling foram publicadas em junho de 2020 por meio de sua conta oficial no Twitter. Na época, ela opiniou a respeito de identidade de gênero e sexo biológico na rede social, causando uma grande polêmica.

Assim como Radcliffe, outros membros do elenco da franquia também se manifestaram contrários à autora, como Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais detalhes sobre as celebridades.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.