Hellraiser: veja ordem certa para assistir os filmes da franquia

Imagem de: Hellraiser: veja ordem certa para assistir os filmes da franquia
Imagem: Hulu/Divulgação

Com o lançamento do novo filme de terror Hellraiser, dessa vez protagonizado por Jamie Clayton, de Sense8, muitos fãs querem revisitar essa história intrigante. A franquia conta com uma mitologia muito interessante, abordando a trama criada por Clive Barker e atraindo milhares de fãs ao redor do mundo.

O novo capítulo se junta aos demais títulos da franquia e, para assistir, pode ser interessante maratonar mais uma vez as demais produções. Mas qual a ordem certa para isso? Vamos mostrar!

Conheça a franquia Hellraiser em ordem de lançamento:

1 - Hellraiser: Renascido do Inferno (1987) - Prime Video

(Fonte: Everett/Divulgação)(Fonte: Everett/Divulgação)Fonte:  Everett 

Hellraiser: Renascido do Inferno, de 1987, é o começo da história. A produção foi dirigida por Clive Barker, autor dos livros, e apresenta o universo dos Cenobitas.

Na trama, Julia Cotton é uma mulher infiel que encontra o cadáver de seu falecido amante, Frank Cotton. Agora, ela decide ajudá-lo a reviver e começa a fugir das forças demoníacas que o perseguem, sendo todas lideradas por Pinhead.

Este é um dos grandes favoritos dos fãs e imprescindível para quem quer acompanhar a trama.

2 - Hellraiser II: Renascido das Trevas (1988) - Prime Video

(Fonte: Everett/Divulgação)(Fonte: Everett/Divulgação)Fonte:  Everett 

Também disponível no Amazon Prime, Renascido das Trevas foi lançado apenas um ano depois do filme de estreia e, por sua vez, é dirigido por Tony Randel depois que Barker desistiu da direção.

Kirsty Cotton, enteada de Julia e sobrinha de Frank, apresentada no primeiro filme, é internada em uma instituição psiquiátrica. Porém, o diretor do hospital é obcecado pelo oculto e decide ressuscitar Julia e os Cenobitas.

3 - Hellraiser III: Inferno na Terra (1992) - Looke

(Fonte: Everett/Divulgação)(Fonte: Everett/Divulgação)Fonte:  Everett 

Uma jornalista investigativa precisa descobrir o que está acontecendo em uma famosa boate local, ao mesmo tempo em que revela uma conspiração envolvendo os Cenobitas. O título é considerado subestimado pelos fãs da saga e não pode faltar na sua maratona.

Vale ressaltar que, a partir deste filme, as produções começaram a ser executadas pela produtora independente Dimension Films.

4 - Hellraiser IV: Herança Maldita (1996) - Não está disponível em nenhum streaming

(Fonte: Everett/Divulgação)  Everett (Fonte: Dimension Films/Divulgação)

De acordo com a sinopse, “um cientista tenta corrigir o grande erro de seu antepassado, que criou a caixa responsável por abrir os portões para o inferno, libertando Pinhead e suas legiões de Cenobitas". O título traz um final para a trama e, quem quiser, poderia parar de assistir aqui.

5 - Hellraiser V: Inferno (2000) - Claro Video

(Fonte: Miramax/Divulgação)  Miramax (Fonte: Dimension Films/Divulgação)

Por sua vez, Inferno foi um fracasso de bilheteria e segue um policial que acorda em mundo cheio de criaturas bizarras e, para escapar, ele deve se apossar do cubo mágico de Pinhead.

6 - Hellraiser: Caçador do Inferno (2002) - Apple TV+ e Claro Video

(Fonte: Dimension Films/Divulgação)(Fonte: Dimension Films/Divulgação)Fonte:  Miramax 

"Trevor deve unir diferentes pistas para entender por que cenas de morte vêm à sua cabeça quando ele tem relações com diferentes mulheres. Trevor deve procurar a verdade sobre Kirsty Cotton, a única que pode parar o inferno Pinhead", diz a sinopse oficial da obra.

7 - Hellraiser: O Retorno dos Mortos (2005) - Claro Video

(Fonte: Dimension Films/Divulgação)(Fonte: Dimension Films/Divulgação)Fonte:  Everett 

No volume 7 da franquia, uma jornalista britânica é enviada a Bucareste para investigar uma seita. Seus membros cometem suicídios e retornam do além, então ela descobre um mundo de terror que traz muitas lembranças do passado.

O filme é protagonizado por Kari Wührer.

8 - Hellraiser: O Mundo do Inferno (2005) - Apple TV+ e Claro Vídeo

(Fonte: Dimension Films/Divulgação)(Fonte: Dimension Films/Divulgação)Fonte:  Everett 

O encontro com Pinhead acontece aqui de uma forma diferente. Dessa vez, um grupo de jovens joga um jogo chamado Hellraiser e eles ficam curiosos em relação à existências dos Cenobitas. Ao investigar, eles são arrastados para um mundo que acreditavam só existir nos videogames e vão enfrentar o terrível vilão.

9 - Hellraiser: Revelações (2011) - Prime Video e Paramount+

(Fonte: Dimension Films/Divulgação)(Fonte: Dimension Films/Divulgação)Fonte:  Everett 

Lançado anos depois do último título da franquia, Revelações mais uma vez nos mostra que caixas misteriosas devem permanecer fechadas. No filme, dois amigos encontram uma caixa no México e decidem ver o que há dentro.

Infelizmente, eles acabam libertando Pinhead e os Cenobitas, levando-os à jornada mais perigosa de suas vidas.

10 - Hellraiser: O Julgamento (2018) - Não está dispoinível em nenhum streaming

(Fonte: Dimension Films/Divulgação)(Fonte: Dimension Films/Divulgação)Fonte:  Everett 

Perto de finalizar sua maratona, temos ainda O Julgamento, lançado em 2018. O filme não traz Doug Bradley como Pinhead, e, sim, o ator Paul T. Taylor.

O longa segue dois detetives, Sean e David, que perseguem um serial killer que aterroriza sua cidade. Porém, eles acabam em um labirinto de terror e precisam batalhar contra forças de outro mundo.

Hellraiser (2022)

(Fonte: Hulu/Divulgação)(Fonte: Hulu/Divulgação)Fonte:  Disney 

O novo filme é uma reinicialização da história e a ideia é reformular a franquia para deixar menos confuso do que sequência anterior de filmes.

Sendo assim, a grande verdade é que a ordem depende muito do que você quer fazer. Afinal, muitos fãs consideram apenas os 4 primeiros filmes e ignoram o que vem após Herança Maldita. Porém, caso queira se aventurar por todos os filmes, essa é a ordem cronológica dos acontecimentos. Boa maratona!

Gostou da lista? Para não perder nenhum detalhe do que acontece no mundo das séries e filmes, continue acompanhando o portal. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.