Filmes com C: 10 melhores produções da maratona alfabética

Imagem de: Filmes com C: 10 melhores produções da maratona alfabética
Imagem: Universal Pictures

No início de agosto, iniciamos uma Maratona Alfabética aqui no Minha Série. O objetivo é criar uma brincadeira em que você possa conhecer diversos filmes já lançados por aí. Dessa vez, chegamos à letra C.

Pensamos com carinho em organizar uma lista que incluísse alguns clássicos, blockbusters e filmes adorados pelo público. Ela foi elaborada com os nomes em português e com opções disponíveis nas plataformas de streaming encontradas no país.

Já fez a pipoca? Então, partiu cinema em casa!

1. Cidade de Deus (2002)

(Fonte: O2 Filmes/Reprodução)(Fonte: O2 Filmes/Reprodução)Fonte:  O2 Filmes 

Nenhuma lista de filmes com C que se preze pode ficar sem o clássico Cidade de Deus – longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles e indicado a 4 categorias no Oscar de 2004. Adaptação do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, a obra acompanha o surgimento, o crescimento e a consolidação do crime organizado na favela Cidade de Deus, a partir dos anos 1960.

O narrador da obra é Buscapé, que mesmo tendo crescido nesse ambiente violento, deu um jeito de não ser cooptado pela criminalidade. O filme é dos mais importantes produzidos no país no período chamado Cinema de Retomada.

2. Clube da Luta (1999)

(Fonte: 20th Century Fox/Reprodução)(Fonte: 20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Clube da Luta se tornou um daqueles filmes cult mais assistidos de todos os tempos. Baseado no livro de mesmo nome, do escritor Chuck Palahniuk, o longa-metragem acompanha um homem comum de classe média, interpretado por Edward Norton, descontente com sua vida pessoal e profissional.

Para escapar, ele passa a integrar um clube de combate com um vendedor de sabonetes, e se envolve com uma mulher complexa. Clube da Luta é uma crítica ácida ao capitalismo e ao sistema de valores da sociedade norte-americana.

  • Você pode assisti-lo no Star+.

3. Casablanca (1942)

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Filmes clássicos são considerados clássico por algum motivo. Casablanca é um deles por vários motivos!

Adaptado da peça teatral Everybody Comes to Rick's, este vencedor de três estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme, acompanha a saga de Rick Blaine, um norte-americano arrogante que comanda uma casa noturna em Marrocos, onde ajuda fugitivos de guerra.

A cidade, que é rota de quem foge dos Nazistas, é o palco do amor entre Rick e Ilsa, – sua ex-amante. Casablanca tem alguns dos diálogos mais icônicos do cinema norte-americano.

4. Corra! (2017)

(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Responsável por tornar Jordan Peele em fenômeno mundial, Corra! segue a jornada de um jovem norte-americano negro, que viajar durante um fim de semana para conhecer os pais da namorada branca.

Chegando lá, as coisas não são como ele imaginava, e logo ele percebe que algo assustador se esconde por trás daquela família. Uma metáfora intensa sobre o racismo na sociedade americana.

5. Central do Brasil (1998)

(Fonte: VideoFilmes/Reprodução)(Fonte: VideoFilmes/Reprodução)Fonte:  VideoFilmes 

Central do Brasil é um dos principais filmes brasileiros de todos os tempos. A obra acompanha a trajetória de Dora, uma professora aposentada que escreve cartas na maior estação de trem do Rio de Janeiro.

Sua vida sofre uma guinada logo após ela entrar em contato com Josué, uma criança que perdeu a mãe em uma tragédia e que deseja encontrar o pai. Os dois embarcam em uma espécie de road movie pelo interior do Brasil.

Uma imensa alegoria sobre um Brasil pobre, fragilizado e esquecido, mas repleto de sentimentos e vida. Apesar de duas indicações ao Oscar, ficou no quase. Em compensação, venceu o Festival de Berlim e o Globo de Ouro.

6. Cidadão Kane (1941)

(Fonte: Mercury Productions/Reprodução)(Fonte: Mercury Productions/Reprodução)Fonte:  Mercury Productions 

Na lista de filmes com C da nossa maratona alfabética, não pode faltar Cidadão Kane. Dirigido por Orson Welles, o filme examina a vida e o legado de Charles Kane, personagem baseado no magnata da imprensa William Randolph Hearst.

Cidadão Kane oferece uma visão contundente sobre o personagem que o inspira, que mesmo com fortuna e influência não teve tudo que queria. Uma aula de técnicas narrativas e de subversão dos gêneros cinematográficos.

7. Cães de Aluguel (1992)

(Fonte: Live Entertainment/Reprodução)(Fonte: Live Entertainment/Reprodução)Fonte:  Live Entertainment 

Se todos os filmes de Tarantino começassem com a letra C, provavelmente ilustrariam nossa maratona alfabética. Como não é o caso, Cães de Aluguel honra o trabalho do diretor, que com maestria dirigiu este filme.

O enredo segue uma gangue que foge da polícia após cometer um assalto bem-sucedido. No galpão em que estão, surge a suspeita de que um deles seja um traidor.

Foi a gênese de todas as características que ficariam registradas na filmografia de Tarantino, como violência, referências pop e narrativa não-linear.

8. Cruella (2021)

(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)Fonte:  Walt Disney Pictures 

Ok, nem todo mundo gostou de Cruella, mas é preciso dar o braço a torcer. O longa tem seu valor, contando a gênese da personagem que marcaria história na literatura e no cinema. E descobrimos que ela era uma boa pessoa antes de ser má.

Na Londres dos anos 1970, em meio à efervescência punk, uma jovem inteligente e criativa que assume seu lado rebelde após uma decepção. Cruella é, esteticamente, impecável, e um deleite a quem cresceu com as histórias dos 101 Dálmatas.

9. Click (2006)

(Fonte: Revolution Studios/Reprodução)(Fonte: Revolution Studios/Reprodução)Fonte:  Revolution Studios 

Dos filmes com C, poucos são tão a cara de Sessão da Tarde e pipoca do que Click. Adam Sandler é um pai de família cansado da rotina puxada, que descobre um controle remoto capaz de adiantar o tempo do que, para ele, é perda de tempo.

Com o rolar da narrativa, coisas que ele tem prazer são perdidas, já que ele perdem – perdão ao trocadilho – o controle da situação. Além de divertido, tem aquela suave lição de moral: aproveite quem você ama e não pense que a vida é apenas trabalho.

  • Você pode assisti-lo no Star+.

10. Carros (2006)

(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)Fonte:  Walt Disney Pictures 

Fechamos a nossa lista de filmes com C da maratona alfabética com com uma das animações mais divertidas dos anos 2000. Carros é a jornada de amadurecimento de Relâmpago McQueen, um carro-piloto novato que sonha em vencer e fazer sucesso na Taça Pistão, mas que se descobre sem amigos e infeliz.

Ele se perde no caminho para uma corrida e acaba em uma cidade perdida no Rota 66, onde precisa aprender sobre amizade, amor e companheirismo.

Além de inaugurar uma franquia de sucesso na dobradinha Pixar e Disney, é um filme excelente para ver com crianças.

Sentiu falta de algum filme em nossa lista com a letra C? Não esqueça de navegar pelo Minha Série para acompanhar outros artigos e nossa jornada cinematográfica!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.