Doutor Estranho e Senhor Destino: quais as diferenças entre os personagens?

Imagem de: Doutor Estranho e Senhor Destino: quais as diferenças entre os personagens?
Imagem: Marvel

É correto afirmar que, com o lançamento de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos cinemas em maio deste ano, o personagem titular (interpretado por Benedict Cumberbatch) se tornou ainda mais popular entre o público, indo muito além dos fãs da Marvel. Conhecido por ser o Mago Supremo do MCU, o feiticeiro possui uma grande similaridade com um outro personagem do mundo dos super-heróis.

Trata-se do Senhor Destino, que também consiste em um mago bastante imponente e repleto de nuances interessantes. Contudo, Kent Nelson, seu nome original, faz parte do grupo de personagens criados sob o selo da DC Comics.

Sendo assim, logo abaixo, você pode conferir mais detalhes sobre ambos, incluindo algumas das principais diferenças e também tudo aquilo que os aproxima.

(Disney+/Reprodução)(Disney+/Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Doutor Estranho: saiba mais sobre o personagem da Marvel

Stephen Strange foi criado por Steve Ditko e Stan Lee, aparecendo pela primeira vez na edição 110 da revista Strange Tales em julho de 1963. Assim como em seu primeiro filme, lançado em 2016, o personagem surgiu como um neurocirurgião muito talentoso, porém, com um egocentrismo muito forte. Depois de sofrer um grave acidente de carro, complicações surgiram em suas mãos e ele não estaria nunca mais apto a operar.

Em busca da cura, ele encontra-se com o Ancião, que, naquela época, era o Mago Supremo. Mesmo cético, Strange tornou-se um dos pupilos do Ancião e passou a treinar suas principais técnicas dentro dos estudos das artes místicas. Aos poucos, o ex-cirurgião foi se aperfeiçoando, mostrando também sua intimidade com a magia e criando fortes laços com Wong, seu grande parceiro no combate às forças malignas que assolam a Terra.

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

O Doutor Estranho possui uma jornada marcante e interessante nos quadrinhos, que foi construída gradativamente, apresentando nuances de seu egocentrismo em contraste à aquisição de seus poderes. Inclusive, esses poderes chegaram com muito treinamento e integração às entidades místicas como Agamotto, Cyttorak e Watoomb. Além disso, há também sua capa característica, que o permite voar e parece ter vida própria.

Dentro desse contexto, o Olho de Agamotto, um amuleto para neutralizar forças malignas, e o Livro de Vishanti também são importantes em sua lista de habilidades, artefatos e poderes. Strange também é bastante habilidoso com as artes místicas no que tange o uso das mãos. Vale destacar que, por ter sido durante muitos anos um cirurgião de renome, os detalhes não lhe escapam.

Senhor Destino: conheça o personagem da DC

No original em inglês, o Senhor Destino também é conhecido como Doctor Fate, tendo sido criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Howard Sherman em 1940. Sua primeira aparição aconteceu em maio daquele ano na edição 55 da revista More Fun Comics, cerca de 23 anos antes da estreia do Doutor Estranho nos quadrinhos da Marvel.

Um fato curioso do personagem é que, assim como o Doctor Who, da série homônima da BBC, há uma linhagem de sucessão de feiticeiros, com vários indivíduos recebendo a mesma alcunha de Senhor Destino, incluindo Kent Nelson, personagem que mais ficou marcado por esse nome.

De acordo com as primeiras histórias, Destino teria sido concebido cosmicamente, por meio de uma força cunhada por Nabu, um dos Senhores da Ordem, que lutava contra os Senhores do Caos na era da Mesopotâmia. Nesse sentido, a encarnação mais longeva do personagem ocorreu com Khalid Nassour, sobrinho-neto de Kent Nelson, que foi escolhido pelos arcanjos egípcios a dar sequência no legado de seu parente distante.

Em algumas narrativas, o Senhor Destino se uniu aos heróis da Liga da Justiça, em especial o Superman e o Flash. No ano de 1987, Kent foi substituído pela primeira vez por Eric e Linda Strauss em uma minissérie homônima, tendo em vista que ele havia sido dado como morto anteriormente. No entanto, Kent retornou em 1988, atuando como Senhor Destino junto dos novos escolhidos.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Além desses, Jared Stevens, Inza Saunders, Hector Hall e Kent V. Nelson também apareceram na linha de sucessão nos últimos anos. Todos eles trouxeram mais elementos dinâmicos à história geral do personagem, que ganhou muitos inimigos, amigos e até mesmo parceiros românticos. Obviamente, muitos poderes também foram criados a partir dessas figuras, incluindo conjuntos de feitiços inimagináveis.

Há também inúmeras habilidades mágicas, incluindo a capacidade de voar, levitar, tornar-se invisível, se comunicar com o mundo dos mortos e até mesmo se teletransportar em viagens multidimensionais. É importante também destacar a existência do Elmo do Destino, artefato que contribui para que o Senhor Destino consiga utilizar toda a potência de seus poderes.

Doutor Destino ou Senhor Estranho?

Como é perceptível, os dois personagens possuem muitas semelhanças, bem como também há vários pontos divergentes. Tanto o Doutor Estranho como o Senhor Destino utilizam extensores de seus poderes para conseguirem atingir seus inimigos de forma profunda, como é o caso do Olho de Agamotto e o Elmo do Destino.

Junto disso, ambos também possuem amuletos e livros de feitiços à sua disposição, além de seus respectivos mantos místicos, os quais possibilitam algumas propriedades mágicas interessantes, principalmente na questão de voar e se proteger de alguns perigos físicos.

Assim como Stephen Strange, Kent Nelson fará sua estreia nos cinemas em breve, sendo interpretado por Pierce Brosnan em Adão Negro, longa-metragem da DC com previsão de estreia para outubro deste ano. Não perca!

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber tudo sobre o mundo das séries e filmes!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.