Doutor Estranho 2: como surgiu o multiverso nos quadrinhos?

Imagem de: Doutor Estranho 2: como surgiu o multiverso nos quadrinhos?
Imagem: Marvel

Após a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, os fãs estão cada vez mais curiosos sobre as origens do multiverso, que já conhecemos também em Loki e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Entretanto, esse é um conceito que não foi criado apenas no MCU ou para o filme Doutor Estranho 2 e já existe há algum tempo no universo dos quadrinhos da Marvel.

E, para você entender melhor como o multiverso foi desenvolvido pela editora, nós trouxemos toda a explicação de como esse conceito surgiu nos quadrinhos.

(Fonte: Marvel/Divulgação)(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte:  Marvel 

Surgimento do multiverso na Marvel

Primeiramente, podemos falar que a Marvel foi bastante influenciada pela DC Comics, que abordou de antemão esse conceito na edição A Mulher-Maravilha #59 de 1953.

Apesar disso, a Marvel iniciou a sua introdução ao multiverso apenas no ano de 1962, na edição Strange Tales #103, na qual Johnny Storm visita a Quinta Dimensão.

A partir daí, a editora percebeu as inúmeras possibilidades que haviam sido abertas e investiu um pouco mais no desenvolvimento de histórias que transpassaram o universo conhecido pelos fãs.

Ainda na década de 1960, vimos o Doutor Estranho em seu primeiro contato com o multiverso ao lutar contra Dormammu na Dimensão das Trevas na edição Strange Tales #126.

(Fonte: Coke and Comics/Reprodução)(Fonte: Coke and Comics/Reprodução)Fonte:  Coke and Comics 

A edição Quarteto Fantástico Anual #6 de 1968 também seguiu nessa linha e acompanhou o famoso grupo lidando com problemas entre diversos universos diferentes até se perder na Zona Negativa.

Mas não foram somente os personagens secundários da Marvel que aproveitaram esse conceito e os Vingadores também entraram no multiverso ao conhecerem o Esquadrão Sinistro na edição Vingadores #69 de 1969.

E, embora o contato com outros universos já estivesse um tanto comum nos quadrinhos, o lançamento das edições What IF?, em 1977, foi o que oficializou esse conceito, já que as edições mostravam realidades alternativas envolvendo os personagens conhecidos.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)Fonte:  Pinterest 

Por fim, um momento essencial para a introdução do multiverso no MCU foi a edição Daredevils #7, de 1983, que apresentou aos fãs a “Terra-616”, que é o universo original e o principal da Marvel.

Agora que você já sabe como surgiu o multiverso nos quadrinhos da Marvel, você já está mais por dentro das aventuras de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura entre as várias realidades do MCU!

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.