Conheça a história real por trás de Impuros, série brasileira do Star+

Imagem de: Conheça a história real por trás de Impuros, série brasileira do Star+
Imagem: Star+
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com o lançamento do Star+ no Brasil em 2021, a atenção para a série brasileira Impuros, que foi disponibilizada como conteúdo original no streaming, aumentou bastante. O título, no entanto, existe desde 2018 e era exibido pelo canal por assinatura Fox Premium. Ambientado num Rio de Janeiro da década de 1990, a produção apresenta o aumento da violência propagada pelo traficante Evandro (Raphael Logam) nas comunidades cariocas.

A série foi criada por Alexandre Fraga, policial federal aposentado e autor de algumas obras publicadas por diversas editoras brasileiras. Seu título de maior sucesso, no entanto, é justamente Impuros, que já se desdobra para quatro temporadas no streaming da The Walt Disney Company.

Afinal, sobre o que se trata a série Impuros?

Ganhando notoriedade nacional e internacional, Impuros gira em torno de Evandro do Dendê, um jovem da favela do Rio de Janeiro determinado a, aos seus 18 anos, ganhar seu próprio dinheiro de forma honesta. Porém, sua vida vira do avesso quando seu irmão, que atuava com o tráfico, é assassinado por policiais.

Sedento por vingança, o jovem decide ganhar notoriedade dentro dessa hierarquia. Em paralelo a isso, o policial Victor Morello (Rui Ricardo Diaz), que tem sérios problemas com álcool, se vê com um novo objetivo em suas mãos: colocar Evandro atrás das grades.

Cena de Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Cena de Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Fonte:  Star+ 

A história de Evandro do Dendê é real?

Evandro do Dendê, de acordo com um vídeo do canal de Gustavo Cardim, não existiu. No entanto, o personagem foi fortemente inspirado Fernando Gomes de Freitas, conhecido como Fernandinho Guarabu. Num contexto em que existiam vários comandantes do tráfico no Rio de Janeiro na década de 1990, Guarabu era o traficante há mais tempo no comando do morro do Dendê.

Ele foi morto em 2019, aos 40 anos, permanecendo ao todo por 15 anos no topo da cadeira de venda e compra de drogas na comunidade. De acordo com uma matéria do G1, seu falecimento aconteceu em decorrência da descoberta da Polícia de uma reunião com a presença de grandes lideranças do tráfico carioca. Como Fernandinho Guarabu era uma das figuras mais importantes do encontro, a Polícia capturou o traficante.

Raphael Logam como Evandro do Dendê em Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Raphael Logam como Evandro do Dendê em Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Fonte:  Star+ 

Até o ano de sua morte, ele possuía 14 mandados de prisão expedidos pela justiça, mas nunca havia sido detido. A notícia estampou diversos jornais do Rio de Janeiro, que também revelaram que em seus últimos anos de vida, Investigações do Ministério Público do Rio e da Secretaria Estadual de Polícia Civil indicaram que Guarabu se associou à milícia. Negócios como o “gatonet” e pedágios de taxis e vans foram muito lucrativos para o traficante.

Por que assistir?

Apesar de ser contextualizada em um cenário de combate ao tráfico, Impuros ganhou o público justamente por gerar identificação com os dramas pessoais de cada personagem. É claro que a dinâmica de gato e rato entre Evandro e Victor Morello em solo brasileiro causam um interesse dos fãs de tramas policiais, mas com o tempo, a série mostrou que se nega a permanecer em estereótipos do tema.

Ao longo das temporadas, vemos os diretores explorar todas as camadas possíveis de cada personagem: seja a conexão de Victor com sua filha Inês (Karize Brum), totalmente ignorada por conta da obsessão de "caça" a Evandro. Já Evandro, por conta de suas escolhas após a morte do irmão, acaba enfrentando um afastamento da mãe, Arlete (Cyria Coentro).

Evandro e Victor Morello em Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Evandro e Victor Morello em Impuros (Imagem: Divulgação / Star+)Fonte:  Star+ 

Tudo isso e mais um pouco é explorado em Impuros, que está sendo cada vez mais elogiada pela crítica especializada.

Onde assistir a Impuros?

Impuros é, atualmente, um título original do Star+ e também está disponível no catálogo do Amazon Prime Video. A série, que estreou sua quarta temporada na última quarta-feira (30), já teve a quinta temporada confirmada e anunciada, porém sem previsão de lançamento.

Imagem: Conheça o Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Star Plus

Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.