Marvel: o que o multiverso diz sobre o futuro do MCU?

Imagem de: Marvel: o que o multiverso diz sobre o futuro do MCU?
Imagem: Marvel/Reprodução

ATENÇÃO: POSSÍVEIS SPOILERS À FRENTE!

Com a proximidade da estreia de What If…?, no Disney+, muitos fãs da Marvel estão se perguntando como ficará o MCU daqui para frente, sobretudo quando consideramos que a Fase 4 deste universo cinematográfico carrega um elemento fantástico muito interessante consigo. Os multiversos chegaram com tudo entre as produções desses super-heróis, elevando, certamente, o nível de complexidade das tramas.

A 1ª temporada de Loki, por exemplo, forneceu detalhes preciosos para essas construções alternativas, apresentando a Autoridade de Variância Temporal e as ações de Sylvie (Sophia DiMartino), uma das variantes do deus da trapaça (interpretado por Tom Hiddleston). Mas, para onde exatamente o público estará caminhando com todas as informações e histórias?

(Disney+/Reprodução)(Disney+/Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Entendendo a questão dos multiversos nas próximas fases do MCU

Uma coisa é certa: a partir de agora, todos os eventos que ocorrerem com esses personagens poderão ter explicações que vão muito além da compreensão humana, tendo em vista que o multiverso é algo possível e reconhecido.

Nesse sentido, todas as próximas produções estarão sujeitas a possíveis alterações diretas na continuidade das suas respectivas narrativas, afinal, tudo é variável. Vale destacar, sob essa perspectiva, que nos quadrinhos o conceito de continuidade retroativa é bastante explícito e acontece o tempo todo — não à toa, há muitas tramas chegando ao MCU que vieram diretamente desse material de base.

Também apelidado de retcon, esse termo é utilizado quando os fatos do passado de algum personagem pode impactar diretamente em seu presente, mas não necessariamente isso teria, de fato, ocorrido naquele momento.

Pela ampliação do multiverso, isso seria fundamental para determinados casos. E talvez a estreia de What If…?, marcada para o dia 11 de agosto, seja tão importante nesse ponto, pois a série vai explorar esse conceito de um jeito bastante didático e divertido.

Isso também vai dizer muito a respeito do alinhamento de determinados filmes e séries da Marvel que, não necessariamente, estavam conectados ao seu universo cinematográfico. É o caso de Agent of SHIELD, por exemplo, que estaria se passando em uma realidade alternativa a todos os outros personagens.

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

Como ficam as produções futuras da Marvel?

As possibilidades para as fases 4 e 5 são infinitas, principalmente quando se pensa que a continuidade dos fatos não precisará ser totalmente sequencial. Dessa forma, é possível que o Capitão América, de Chris Evans, retorne a qualquer momento para uma nova aparição, sem a necessidade de dar sequência ao que foi visto na saga dos Vingadores anteriormente.

O que sabemos, até o momento, é que a ambição da Marvel pode ser gigantesca. Diversos filmes e séries foram anunciados com detalhes escassos por enquanto; alguns possuem previsão de lançamento e outros nem ao menos isso.

A exploração dos personagens pode se dar de forma astronômica a partir desse ponto, tendo em vista que os roteiristas poderão brincar com a fluidez dos eventos presentes nos quadrinhos.

Portanto, fique ligado a todas as novidades que chegarão muito em breve ao MCU. What If…?, Gavião Arqueiro, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura serão produções muito importantes nesse contexto. Não perca!

Imagem: Conheça o Disney+
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney+

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.