William Zabka: 10 curiosidades divertidas sobre o ator de Cobra Kai

Imagem de: William Zabka: 10 curiosidades divertidas sobre o ator de Cobra Kai
Imagem: Netflix

Nascido em Nova York em outubro de 1965, William Zabka ficou bastante conhecido nos anos 1980 por dar vida ao principal antagonista de Karatê Kid, um clássico que ganhou uma legião de fãs logo em seu lançamento. Nos últimos anos, o público conseguiu vê-lo mais uma vez na pele de Johnny Lawrence, mas desta vez na série Cobra Kai, série da Netflix desde sua 3ª temporada.

Quer saber algumas curiosidades divertidas sobre a carreira do ator? Confira todos os detalhes logo abaixo!

10. Família envolta nas artes

(Reddit/Reprodução)(Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit 

Os pais de Zabka sempre estiveram envolvidos com cinema e televisão. Nancy, sua mãe, além de trabalhar como agente comercial, também atuou como produtora e assistente de produção.

Já Stanley William Zabka, seu pai, estudou para trabalhar como diretor e roteirista, mas passou a maior parte de sua vida como assistente de direção, participando da produção de diversos filmes, incluindo um dos longas de Chuck Norris. Seus irmãos, Guy e Judy, também seguiram no ramo artístico.

9. O início em Karatê Kid

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Embora tenha se destacado em 1984 pela primeira vez como Johnny Lawrence, ele não tinha muita experiência nas artes marciais quando foi escalado. Segundo o que contou posteriormente, improvisar foi sua única alternativa da época, gerando bons resultados à frente das câmeras. Depois do encerramento das filmagens, o ator passou a fazer aulas particulares, conquistando a faixa preta em Tang Soo Do.

8. Ele é fluente em tcheco

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Você já deve ter notado que Zabka não é um sobrenome tão comum, não é mesmo? Pois é! William Zabka tem origens tchecas, pois seu avô era tcheco e sua avó, apesar de ter nascido no estado americano de Nebraska, era filha de tchecos. Por esse motivo, ele é fluente no idioma. Seu sobrenome, inclusive, significa algo como "pequeno sapo".

7. Marcado por ser valentão

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Em uma entrevista ocorrida no final dos anos 1980, ele disse que estava incomodado com a marca que Johnny Lawrence havia deixado em sua carreira, pois sempre era chamado para fazer personagens valentões.

Inclusive, nas ruas, as pessoas sempre confundiam as coisas e o xingavam. Apesar disso, nas décadas seguintes ele continuou no ramo audiovisual, estudando para ser cineasta. Conforme o tempo passou, ele dirigiu diversos comerciais e videoclipes.

6. Foi indicado ao Oscar em 2004

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Por conta de sua dedicação nos estudos por trás das câmeras, Zabka escreveu e co-produziu um curta-metragem em 2003, filmado em locações na República Tcheca e Polônia. O intitulado Most estreou no Sundance daquele mesmo ano e ganhou muitos prêmios em outros festivais renomados, como Palm Springs. Em 2004, junto de Bobby Garabedian, foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem.

5. Participação em How I Met Your Mother

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Em abril de 2013, ao lado de Ralph Macchio, seu antigo parceiro de Karatê Kid, ele participou do episódio 22 da 8ª temporada de How I Met Your Mother, na CBS, interpretando ele mesmo.

Dessa maneira, no intitulado “The Bro Mitzvah” (Despedida de Solteiro, como ficou conhecido em português), Ted (Josh Radnor) e Marshall (Jason Seal) estão engajados em fazer um evento de despedida de solteiro para Barney (Neil Patrick Harris) e convidam diversas personalidades para a ocasião.

4. O cara legal

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Antes de participar de um episódio de The Greatest American Hero em 1983, quando iniciou definitivamente sua carreira, Zabka fazia comerciais de diversos tipos. Ele sempre era escalado para viver o cara legal, que conquistava a confiança da galera.

Mas nem sempre foi assim, pois quando criança, nos anos 1970, ele participava de diversas audições, sempre enxergando a atuação apenas como um simples hobby.

3. Zabka fez o filho do protagonista de The Equalizer

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Ao longo de 12 episódios entre 1985 e 1989, o ator participou da série The Equalizer, na CBS, interpretando Scott McCall, o filho do protagonista Robert McCall (vivido por Edward Woodward). Durante esse período, ele também fez diversas participações em outras produções na televisão e no cinema, o que inclui Just One of the Guys (1985), Back to School (1986) e A Tiger's Tale (1987).

2. Foi contra a existência da série Cobra Kai

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Inicialmente, quando os criadores Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg pensaram em produzir Cobra Kai, ao convidarem William Zabka, ele foi contra a produção por conta do que havia acontecido a Johnny Lawrence nos filmes. No entanto, aos poucos ele foi sendo conquistado pelos roteiros e entendeu que a série serviria como uma nova chance para o personagem.

1. Ele chutou Ralph Macchio de verdade

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Para fechar a lista, é preciso falar sobre uma curiosidade dos bastidores de Karatê Kid. Treinando a arte marcial por semanas a fio antes do início das filmagens, Ralph Macchio e William Zabka estavam bastante entrosados.

No entanto, ao filmar uma das sequências em que eles se enfrentavam, Zabka acabou acertando Macchio com um chute no rosto sem querer. Segundo o ator, o acidente ocorreu por conta do nervosismo e por querer fazer tudo sair da melhor forma na frente das câmeras. Macchio contou que se feriu gravemente, mas por sorte o golpe só feriu sua mandíbula.

Gostou da lista? Não deixe de assistir Cobra Kai agora mesmo na Netflix!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.