A Roda do Tempo: conheça os livros nos quais a série da Amazon é baseada

Imagem de: A Roda do Tempo: conheça os livros nos quais a série da Amazon é baseada
Imagem: IMDB/Reprodução

O Amazon Prime Video estreou, nesta sexta-feira (19), a série de fantasia A Roda do Tempo. A produção já está com os três primeiros capítulos disponíveis e ganhará novos episódios todas as sextas até 24 de dezembro.

O novo seriado é uma adaptação de uma saga de 14 livros que foi lançada entre 1990 e 2013 nos Estados Unidos. O autor da história original é James Oliver Rigney Jr., norte-americano mais conhecido pelo pseudônimo de Robert Jordan. Nascido em 17 de outubro de 1948, no estado da Carolina do Sul, o autor faleceu em setembro de 2017 aos 58 anos.

A franquia literária é considerada uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos, tendo alcançado um grande sucesso de público e crítica. E aproveitando a estreia da adaptação da Amazon, o Minha Série preparou um conteúdo especial para quem quer se aprofundar neste universo. Confira, a seguir, curiosidades sobre os livros que servem de matéria prima para a série A Roda do Tempo.

O universo

Já considerado um clássico do gênero chamado alta fantasia, que une elementos de histórias épicas e universos paralelos, A Roda do Tempo (A Wheel of Time, no original) é uma franquia que narra sobre um mundo sem nome que é regido por uma linha temporal sem fim e nem começo.

A existência neste universo foi concebida pelo “Criador”, que criou a chamada Roda do Tempo que gira utilizando o “Poder Único”, que é uma magia obtida na “Fonte Verdadeira”. A fonte é alimentada por homens (os saidin) e mulheres (as saidar), chamados de “canalizadores” por conseguirem manipular esta força mística.

Neste contexto, o principal antagonista é Shai'tan, um agente maligno que foi libertado pelos Aes Sedai (principal organização de canalizadores deste mundo) durante um período chamado de “Era das Lendas”. Com a libertação do vilão, que quer dominar a Roda do Tempo e recriar a realidade à sua própria imagem, começa a luta entre as forças das trevas e da Luz.

A Roda do Tempo

Séculos depois desses acontecimentos, a série começa contando a vida de Rand al'Thor, o principal protagonista de toda a história (na série da Amazon a protagonista escolhida foi a personagem Moiraine Damodred). Ao longo dos 14 livros, são contadas histórias de dezenas de personagens e povos diferentes, que ampliam o horizonte da saga e trazem o tom épico para o enredo.

Qual a ordem dos livros de A Roda do Tempo?

Robert Jordan planejava que A Roda do Tempo fosse uma saga com 6 livros, o que acabou não acontecendo porque o universo da franquia cresceu bastante no caminho. O criador já trabalhava no que seria o último livro (12º), mas acabou falecendo em decorrência de uma doença cardíaca. O fato fez com que o amigo e também escritor Brandon Sanderson fosse contratado para terminar a última obra.

Com os andamentos dos trabalhos para finalizar o 12º livro, Sanderson percebeu que a última obra ficaria muito grande e decidiu dividi-la em três. Com isso, a série principal foi finalizada com nada menos do que 14 livros publicados.

Confira, abaixo, os nomes originais e a data de lançamento de cada livro da série principal de A Roda do Tempo nos Estados Unidos:

  • 1. A Wheel of Time: The Eye of the World (15 de janeiro de 1990).
  • 2. A Wheel of Time: The Great Hunt (15 de novembro de 1990).
  • 3. A Wheel of Time: The Dragon Reborn (15 de outubro de 1991).
  • 4. A Wheel of Time: The Shadow Rising (15 de setembro de 1992).
  • 5. A Wheel of Time: The Fires of Heaven (15 de outubro de 1993).
  • 6. A Wheel of Time: Lords of Chaos (15 de outubro de 1994).
  • 7. A Wheel of Time: A Crown of Swords (15 de maio de 1996).
  • 8. A Wheel of Time: The Path of Daggers (20 de outubro de 1998).
  • 9. A Wheel of Time: Winter’s Heart (7 de novembro de 2000).
  • 10. A Wheel of Time: Crossroads of Twilight (7 de janeiro de 2003).
  • 11. A Wheel of Time: Knife of Dreams (11 de outubro de 2005).
  • 12. A Wheel of Time: The Gathering Storm (27 de outubro de 2009).
  • 13. A Wheel of Time: Towers of Midnight (2 de novembro de 2010).
  • 14. A Wheel of Time: A Memory of Light (8 de janeiro de 2013).

Quais livros de A Roda do Tempo estão disponíveis no Brasil?

Com o sucesso internacional dos livros A Roda do Tempo, a franquia acabou chegando também em português ao Brasil. O trabalho com a obra foi realizado pela editora Intrínseca, que traduziu e comercializou o primeiro dos livros em 28 de agosto de 2013 por aqui, quando os lançamentos da saga principal já haviam sido encerrados.

A Roda do Tempo

Atualmente, o país já recebeu metade dos 14 livros do enredo principal. Veja, a seguir, os títulos oficiais e as datas de lançamentos dos livros de A Roda do Tempo no Brasil:

Prólogos e outras adaptações

O universo de A Roda do Tempo é bastante rico e comparado à Terra Média dos Senhor dos Anéis, do escritor J.R.R. Tolkien. Por causa disso, a franquia recebeu histórias de prólogo (como o livro New Spring, lançado em 6 de janeiro de 2004) e contos em formato de antologia (River of Souls, de 2013, e A Fire Within the Ways, em 2019), por exemplo.

E além de obras em formato de enciclopédia, que contam mais detalhes sobre o universo e exibem mapas do mundo, a franquia também se expandiu para outras mídias como histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, músicas e mais recentemente a série do Amazon Prime Video.

O fandom de A Roda do Tempo é tão grande que tem até mesmo uma convenção própria, chamada de JordanCon em homenagem ao criador da história. Ela é realizada anualmente em Atlanta, na Geórgia, desde 2019 e só deixou de acontecer no ano passado devido à pandemia causada pelo coronavírus.

JordanConA JordanCon de 2021 teve um evento de cosplay.

E aí, você sabia de todas essas informações sobre A Roda do Tempo? Deixe o seu comentário na seção abaixo!

Imagem: Assista A Roda do Tempo no Amazon Prime Video
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista A Roda do Tempo no Amazon Prime Video

As vidas de cinco jovens mudam para sempre quando uma mulher estranha e poderosa diz que um deles é a criança de uma antiga profecia, com o poder de alterar o equilíbrio entre Luz e Trevas para sempre.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.