Dicas de animes da semana: JoJo's Bizarre Adventure

Imagem de: Dicas de animes da semana: JoJo's Bizarre Adventure
Imagem: IMDB/Reprodução

Já há algumas gerações os animes são bastante populares entre o público brasileiro. Na lista de sucessos, estão nomes como Astro Boy, Speed Racer, Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Super Campeões, Yu Yu Hakusho, Pokémon, Sailor Moon, Dragon Ball e outros. Mais recentemente, brilham nos streamings nomes como Hunter x Hunter, Attack on Titan, One Punch-Man, Naruto e JoJo's Bizarre Adventure.

Este último, inclusive, se notabiliza por ser um dos mangás mais longevos da história e sua versão audiovisual também é um sucesso absoluto. Com a 6ª parte confirmada recentemente, a produção é a nossa Dica de Animes da semana.

Com dezenas de referências espalhadas pelo universo de filmes, séries e jogos, JoJo's Bizarre Adventure se tornou uma das obras mais importantes da cultura pop moderna. Saiba o porquê você deveria dar uma chance para o anime, que está disponível na Netflix (3 temporadas) e na Crunchyroll (4 temporadas).

JoJo's Bizarre Adventure

JoJo's Bizarre Adventure: enredo extravagante

Assim como várias outras produções nipônicas, JoJo's Bizarre Adventure pode parecer um pouco extravagante para a audiência ocidental. Basicamente, o enredo conta a história de várias gerações da família Joestar (os protagonistas são apelidados de JoJo), cujos personagens precisam lutar contra ameaças sobrenaturais.

Cada temporada (ou parte), aborda uma geração diferente da família, fazendo com que a narrativa seja independente e possa sempre se renovar com novos elementos. Os mangás possuem, atualmente, 8 partes: Phantom Blood, Battle Tendency, Stardust Crusaders, Diamond Is Unbreakable, Vento Aureo, Stone Ocean, Steel Ball Run e JoJolion.

No Brasil, o anime já está com a 5ª parte disponível, acompanhando o personagem Giorno Giovanna. Com a história se passando na Itália, a temporada se aproveita de alguns clichês e brinca com o gênero de máfia, que é tão popular no “país da bota”.

Referências e curiosidades

Os personagens de JoJo's Bizarre Adventure se notabilizam e viraram referência pelas poses, pelo visual andrógino e pela estética inspirada pelo mundo da moda. Esse conjunto fez com que a obra servisse de inspiração para dezenas de outras produções.

Entre as referências mais claras, estão Benimaru Nikaido e Rose, personagens dos games King of Fighters e Street Fighter, respectivamente. Eles são, declaradamente, inspirados pelos protagonistas Jean Pierre Polnareff e Lisa Lisa. Na televisão, o mangá já foi homenageado em séries como Heroes.

E o mundo da música é outra parte extremamente importante para o anime/mangá. Em forma de meme, o rapper Lil Nas X já citou a obra em suas redes sociais. Do lado contrário, bandas como Red Hot Chili Peppers, Pink Floyd, Limp Bizkit e Queen já foram citadas dentro do anime.

Quem vai curtir JoJo's Bizarre Adventure

A essa altura, dizer que fãs de animes e mangás (que estão acostumados com as liberdades poéticas das obras orientais) vão curtir JoJo's Bizarre Adventure é meio óbvio. Apesar disso, é importante salientar que fãs de Shounen, Shoujo, Seinen, Isekai, Mecha e outros gêneros podem aproveitar o anime, já que ele mistura muitos estilos.

Essa mistura, inclusive, pode atrair quem gosta de cinema. A 1ª parte do anime, por exemplo, possui um enredo de vampiro, a 2ª tem influências de obras como Indiana Jones, a 3ª parece um road movie e assim por diante.

Por causa dessa mistura, é completamente possível procurar por uma temporada que faz referência a uma história que te agrade.

JoJo's Bizarre Adventure

Por último, JoJo's Bizarre Adventure é uma ótima forma de entrar neste universo dos animes. Quem se acostumar à linguagem e enredo da série poderá aproveitar praticamente qualquer outra obra de origem japonesa.

Dicas de animes da semana: JoJo's Bizarre Adventure