Os 7 melhores apps para ler mangás e quadrinhos no smartphone ou no tablet

5 min de leitura
Imagem de: Os 7 melhores apps para ler mangás e quadrinhos no smartphone ou no tablet

Ler livros, mangás e quadrinhos em geral em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, já não é novidade faz tempo. Existem vários aplicativos que proporcionam essa experiência e é normal que muitas pessoas não saibam quais são os apps mais interessantes para utilizar na hora de consumir algum conteúdo digital.

Para quem quer ler online (do computador mesmo), nós já publicamos aqui no TecMundo um artigo especial com vários sites oficiais para você visualizar, comprar e baixar edições digitais. Contudo, hoje focamos nos dispositivos móveis e na praticidade que temos ao ler mangás e HQs neles. Além disso, você também tem a vantagem de poder consultar esses quadrinhos sempre que quiser, sem medo de que eles sejam extraviados, perdidos ou tenham algumas páginas rasuradas. Então, vamos lá:

1 – Chrunchyroll Manga (iOS e Android)

O Chrunchyroll já é conhecido de muitas pessoas que utilizam o serviço para assistir a animes online por streaming de vídeo em um acervo gigantesco. O que alguns não sabem é que também há um app oficial do Chrunchyroll para você ler os mais variados mangás em smartphones e tablets, com recursos interessantes para salvar capítulos e não se perder, dar zoom nas páginas e utilizar comandos por gestos.

Atualmente, o Chrunchyroll Manga é um dos aplicativos do gênero mais eficientes e completos, com edições disponibilizadas nos mesmos dias que são publicadas no Japão. O melhor é que o app está oficialmente presente no Brasil – apesar de grande parte do conteúdo ser em inglês. Além disso, você pode visualizar alguns mangás gratuitamente. O diferencial do Chrunchyroll Manga é que o usuário não pode efetivamente baixar o arquivo, já que o título é disponibilizado por streaming (o que também diminui o preço do produto). Baixe aqui no iOS ou no Android.

2 – Manga Rock (Android e iOS)

O Manga Rock é um dos apps gratuitos mais populares do mundo para ler mangás – utilizado ativamente por mais de 2 milhões de pessoas. O aplicativo oferece uma biblioteca verdadeiramente abrangente de títulos (aproximadamente 1.000 edições) graças à variedade de fontes vinculadas ao app. Existem muitas edições em português, porém principalmente em inglês e em espanhol (que formam a maioria do acervo digital).

Você pode procurar mangás por gênero, ranking de popularidade e ordem alfabética para descobrir novos conteúdos. É possível lê-los tanto na horizontal como na vertical – o que é bem interessante. Você também pode fazer zoom nos desenhos, favoritar títulos específicos para ler depois e receber notificações quando novas edições são lançadas. É importante ressaltar que a qualidade das imagens pode variar de acordo com o volume escolhido. Baixe aqui no Android ou no iOS.

3 – ComicRack (Android e iOS)

Esse aplicativo é mais focado nos quadrinhos americanos do que nos mangás. Ao contrário dos serviços anteriores, ele não é gratuito: R$ 18,97 na Play Store e US$ 7,99 no iTunes. Aqui todos os pixels dos tablets são aproveitados, com as mesmas cores fortes e vibrantes que encontramos nos quadrinhos de papel – ou pelo menos, bastante próximas.

Além disso, é possível ajustar o grau de cor das edições, deixando-as mais ou menos claras. Você ainda pode fazer pequenos registros em determinadas páginas dos volumes, criando marcadores inteligentes para futuras referências. O ComicRack também está presente na versão de computador e, se utilizando em conjunto com o app, você pode sincronizar todos os conteúdos do PC com o aplicativo. Baixe aqui no Android ou no iOS.

4 – Manga Box (Android e iOS)

O Manga Box oferece as últimas 12 edições publicadas no app gratuitamente, além de permitir que os leitores acessem as primeiras 100 páginas de qualquer volume sempre que quiserem. Desse modo, é possível descobrir séries novas que sejam interessantes para você, futuramente, decidir se vai ou não comprá-las de fato.

Os títulos encontrados aqui são bem variados, com conteúdos para crianças e adultos, porém não há um leque tão amplo de opções como nos aplicativos de mangás anteriores, como o Chrunchyroll Manga e o Manga Rock. Baixe aqui no Android ou no iOS.

5 – Viz Manga (Android e iOS)

O Viz Manga é um app de renome e possui dúzias de títulos, desde os mais conhecidos até os pouco populares, para você ler no smartphone ou no tablet. Um dos grandes destaques do serviço é justamente essa biblioteca abrangente de mangás, que inclui obras como Naruto, Bleach, Death Note, One Piece, Dragon Ball e assim por diante.

Contudo, muitas dessas edições estão em inglês e você só pode adquiri-las ao gastar alguns dólares – fato que pode afastar potenciais leitores. É possível ler na posição horizontal ou vertical com várias configurações de ajuste para as imagens sempre ficarem bem alinhadas com a tela do aparelho, independente do tipo de dispositivo utilizado. Baixe aqui no Android ou no iOS.

6 – Marvel Unlimited (Android e iOS)

O Marvel Unlimited é o aplicativo oficial da Marvel para divulgar os seus quadrinhos nos dispositivos móveis. Através de uma inscrição paga (existem planos mensais e anuais com benefícios e valores diferentes), você tem o acesso integral a todos os quadrinhos do estúdio, até mesmo aos mais antigos, que já passam dos 70 anos de idade.

O app permite que você acesse as revistas sem estar necessariamente conectado à internet – o que é ótimo. Quem não é membro do Marvel Unlimited pode aproveitar o tempo de experiência gratuito para conhecer diversos conteúdos, porém limitados, do acervo. No entanto, é preciso ressaltar que os conteúdos disponibilizados aqui estão em inglês. Baixe aqui no Android ou no iOS.

7 – DC Comics (Android e iOS)

O DC Comics é o app oficial da DC para quem quer ler quadrinhos do estúdio, como Batman e Super-Homem. Grande parte dos volumes disponibilizados é pago, porém existem algumas HQs que são gratuitas. Os preços variam bastante – tudo depende da edição, do número de páginas e da série que você está adquirindo. A visualização no app permite zoom e marcações inteligentes, o que é bem interessante. São mais de 1.000 HQs oferecidas e 80 edições lançadas mensalmente no app, então espere por bastante conteúdo aqui. Baixe aqui no Android ou no iOS.

E você, tem outras sugestões interessantes para os amantes de quadrinhos e mangás lerem as suas obras favoritas em dispositivos móveis?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.