The Good Doctor: Covid-19 foi destaque na 4ª temporada da série

Imagem de: The Good Doctor: Covid-19 foi destaque na 4ª temporada da série
Imagem: ABC/Reprodução

Assim como muitas outras produções envolvendo a área da saúde, a 4ª temporada de The Good Doctor, que estreou em novembro de 2020, trouxe a pandemia do coronavírus como um de seus principais temas.

Apesar da série ter desenvolvido seu quarto ano também com outras possibilidades dramáticas, não há como negar que a produção teve grande sucesso no retrato da situação que o mundo ainda vive.

Nesse sentido, os intitulados “Frontline” (Linha de Frente, em uma tradução livre), divididos entre Parte 1 e Parte 2, abordaram a doença da Covid-19 em meio às tramas dos personagens, que continuaram desde o final da 3ª temporada da série.

(ABC/Reprodução)(ABC/Reprodução)Fonte:  ABC 

The Good Doctor: série médica debateu Covid-19 nos primeiros episódios da 4ª temporada

Em “Frontline”, os espectadores acompanharam o retorno de diversas peças importantes para a narrativa da série. Inclusive, o relacionamento entre Shaun (Freddie Highmore) e Lea (Paige Spara) foi testado durante esse período em que as coisas estavam incertas. Além disso, com a crescente da pandemia na trama, alguns personagens passaram por grandes provações e desafios intensos.

As emoções não ficaram de lado e, nesse sentido, o público acompanhou a psicologia de Shaun junto de todas as dificuldades que ele enfrentava para equilibrar seus próprios medos e preocupações com relação aos outros pacientes e também à mulher que ama.

Desde o início, David Shore, criador da série e responsável por uma boa parte de seus roteiros, afirmou, ao longo de diversas entrevistas, que as intenções da produção eram de utilizar a visibilidade do seriado para conscientizar as pessoas sobre a pandemia.

Vale destacar que os roteiros, muito provavelmente, foram desenvolvidos com muitos meses de antecedência da transmissão original — quando certas dúvidas sobre o coronavírus não haviam sido respondidas até então. Mesmo assim, a produção médica da ABC não cometeu erros.

Quando o final da 3ª temporada foi exibido, por exemplo, diversas regiões do mundo já estavam suspendendo a execução de várias atividades. Felizmente, os vinte episódios programados para aquela época conseguiram chegar ao público sem grandes empecilhos — algo que não ocorreu com muitos outros projetos.

(ABC/Reprodução)(ABC/Reprodução)Fonte:  ABC 

Por isso, houve grande cuidado com a inclusão de avisos destinados aos espectadores nos episódios sobre o enfrentamento da Covid-19. Apesar de simples, eles reforçaram que, mesmo sendo uma trama de ficção, as cenas ilustravam o cotidiano de diversos médicos.

Contudo, a criação de um certo didatismo na enunciação das tramas sobre o coronavírus foi vista. Os roteiristas mostraram, delicadamente, como um certo paciente havia se infectado, revisando todos os sintomas e a ação do vírus durante a contaminação.

Aos poucos, o episódio focou em mostrar o medo do desconhecido que atingia a equipe médica naquele instante. Mesmo com poucas informações, algumas pesquisas foram realizadas, junto de suposições e também de erros imprevisíveis.

Nesse ponto, a produção deu um salto no tempo e reafirmou o famigerado “novo normal” que todos viviam — enfatizando o luto, a solidão e outras questões que se tornaram, infelizmente, rotina para a população.

A 4ª temporada de The Good Doctor, que ainda tem mais alguns episódios para exibir antes do final, teve sua primeira metade disponibilizada no Globoplay. Não deixe de conferir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.