Supernatural: com retorno e morte chocante, 14ª season finale é o início do fim (spoilers)

Minha Série
Imagem de: Supernatural: com retorno e morte chocante, 14ª season finale é o início do fim (spoilers)

Alerta! Este texto contém SPOILERS da season finale de Supernatural. Exibida no dia 25 de abril pela CW na TV americana.

“Bem-vindos ao fim de tudo”. Mais do que o encerramento da 14ª temporada de Supernatural, a season finale desta quinta-feira foi o ponto de ignição para o grande final da série.

Para melhorar, quem proclama a já icônica frase é Deus (vulgo Chuck), que retornou para mudar tudo em que nós e os Winchester acreditávamos sobre a mitologia do drama s. E, claro, preparar o tabuleiro para os últimos 10 episódios que estão por vir.

Um Mundo sem Mentiras

Após escapar da caixa Ma’lak, Jack foge, deixando os Winchester e Castiel (Misha Collins) discutindo seus próximos passos. Dean (Jensen Ackles) está convicto que matar Jack é a única saída (“agora ele é só mais um monstro”), enquanto Castiel prefere ir embora do que se envolver na morte do rapaz.

Sam (Jared Padalecki) também não quer seguir com o plano (“ele queimou toda sua alma para nos salvar!”), mas auxilia Dean a encontrar um modo de parar o Nephilim. Enquanto isso, Jack (Alexander Calvert) se irrita com as enganações e pessoas a sua volta e ordena que o mundo todo pare de mentir. E funciona.

Todos os humanos são obrigados a dizer a verdade, o que inclui uma cena hilária com repórteres noticiando que o presidente dos Estados Unidos fez um discurso de duas horas revelando suas sonegações de impostos, laços com a Rússia e acordo com Crowley (Mark A. Sheppard), o Rei do Inferno.

Deus, também conhecido como Chuck, está de volta!

Devido ao caos instaurado – e às preces de Castiel –, Chuck (Rob Benedict) aparece para “ajudar”. Acontece que, sendo um escritor, ele acredita que mentir é muito importante e que matar Jack é o maior desafio que os Winchester enfrentaram até agora (eles sempre são, não é mesmo?).

Ele resolve a questão das mentiras com um estalar de dedos, e entrega uma arma para Dean e Sam, explicando que ela é a única coisa que pode matar o rapaz, mas que quem puxar o gatilho sofrerá o mesmo destino de sua vítima.

Obviamente, Dean decide que deve ser ele o mártir e quando encontra Jack em um cemitério, o rapaz não reage e diz entender o que ele precisa fazer. Só que Dean não consegue puxar o gatilho, e é aí que as coisas ficam interessantes.

Livre arbítrio é um mito?

Quando Dean se recusa a atirar em Jack, Chuck fica enfurecido e acaba revelando que tudo – incluindo todas as tragédias e desafios que os Winchester passaram – é parte de uma história que ele está escrevendo para seu próprio entretenimento.

Sim, Deus é um sádico que gosta de “dramatizar” a vida dos humanos para se divertir. Ele não interfere nas histórias por conta do livre-arbítrio, mas sim porque as escreve e depois assiste como um espectador, como um roteirista de TV com superpoderes. E não está feliz que seu personagem se recuse a seguir suas ordens.

Quando Sam tenta usar a “arma celestial superpoderosa” para atirar em Chuck, nada acontece. Acontece que feitiços, artefatos “mágicos” e afins também são apenas recursos dramáticos em sua narrativa. Para provar sua fúria e seu poder, ele estala os dedos novamente e Jack morre. Rápido assim.

Confrontado pelos protagonistas, Deus decide finalmente encerrar a trama. “É isso que vocês querem? A história acabou. Bem-vindos ao fim”, ele decreta e, no mesmo momento, o mundo é envolto por escuridão.

Morto, Jack chega ao Vazio e encontra Billie, que diz que os dois precisam conversar. Ainda no cemitério, Sam, Dean e Castiel presenciam quando todas as almas presas no inferno começam a escapar, assim como cada monstro que os Winchester já enfrentaram.

Clássicos da primeira temporada como o fantasma de John Wayne Gacy e a Mulher de Branco estão entre eles, assim como uma horda de mortos-vivos (sim, zumbis!) que cerca o trio. E é nesse momento aterrorizante que se encerra a 14ª temporada de Supernatural.

Dean e Sam terão apenas mais um ano (com episódios reduzidos) para reverter tudo ou recapturar mais de uma década de seres sobrenaturais do mal. Além disso, o que acontece com a Terra quando Deus (ou melhor, o roteirista de todas as vidas) abandona a humanidade – dessa vez para valer?

A 15ª (e última) temporada de Supernatural ainda não tem uma data de estreia, mas deve ser exibida na próxima Fall Season da TV americana, entre setembro e dezembro de 2019.

Mais novidades sobre Supernatural:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.