Veja 4 motivos para o maior sucesso de equipes de startup com mulheres

1 min de leitura
Imagem de: Veja 4 motivos para o maior sucesso de equipes de startup com mulheres
Imagem: Women's Brain Health

Apesar de vermos em algumas grandes empresas de tecnologia, como o Yahoo e o Facebook, mulheres com cargos de grande importância, a ocupação delas nesses mercados ainda beira vergonhosamente o zero. E a ausência de mulheres pode ser percebida especialmente em startups, majoritariamente compostas por indivíduos do gênero masculino.

Alguns estudos de mercado, porém, mostram o quanto é importante para uma empresa ter uma equipe bastante diversa, não apenas pelo politicamente correto, porém demagogo, discurso de igualdade entre os gêneros, mas sim pela enorme e real contribuição que as mulheres fazem ao ambiente de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 - Aumento do desempenho da equipe

Estudos feitos pela Harvard Business Review mostram o óbvio: quanto mais mulheres em um startup, melhor o desempenho daquela equipe. A diversidade de perfis trabalhando em um grupo é sempre positiva devido aos diferentes pontos de vista e experiências. Isso evita erros que podem ser cometidos por uma equipe sem uma visão mais ampla do negócio.

2 - Melhores produtos feitos para clientes mais bem compreendidos

É fato que a grande maioria das decisões de compra na estrutura social atual é tomada por mulheres. Isso é o que afirma uma pesquisa da The Economist, mostrando que essas escolhas chegam a ser 80% feitas por indivíduos do gênero feminino. Seria impossível manter uma empresa sem uma liderança feminina quando os produtos são sempre, de alguma forma, voltados para elas mesmas, mesmo aqueles não diretamente dirigidos para as mulheres.

3 - Uma cultura organizacional mais desenvolvida

Equipes lideradas por mulheres tendem a ser mais ousadas e a experimentar novas formas e meios de trabalho. Nelas, as pessoas sentem-se mais à vontade para compartilhar novas ideias. O ambiente de trabalho se torna mais complacente, agradável e, por consequência, muito mais propício para gerar um negócio bem-sucedido.

4 - Maiores e melhores retornos

A investidora e empresária Cindy Padnos realizou um estudo que mostra retornos até 12% maiores em startups comandadas por mulheres. É um número consideravelmente alto quando se leva em conta o número reduzido dessas empresas com líderes femininas.

.....

Apesar disso tudo, a discriminação de gênero ainda é imensa em todas as áreas do mercado, e o caminho de uma mulher empreendedora é amplamente mais difícil do que o de um homem. Quanto mais o mercado abrir as portas para as mulheres, mais startups bem-sucedidas surgirão e mais um passo, mesmo que pequeno, é dado contra a desigualdade de gênero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.