menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Estadão e Google fazem parceria inédita para melhorar respostas do Gemini

Conteúdos jornalísticos do Estadão serão utilizados pela IA do Google na geração de respostas para consultas sobre notícias de última hora.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule10/12/2025, às 17:30

O Estadão vai disponibilizar conteúdo jornalístico em tempo real para aprimorar a geração de respostas nas consultas de usuários feitas à inteligência artificial Gemini, por meio de parceria com o Google anunciada nesta quarta-feira (10). Trata-se do primeiro acordo de licenciamento de notícias para plataformas de IA no Brasil.

Mantendo relacionamento de longa data com a gigante da tecnologia, o jornal já licencia painéis de notícias que têm curadoria editorial para exibição em produtos como Google Notícias e Discover. Agora, a parceria dá um passo adiante, no momento em que a IA cria novas maneiras de acessar as informações.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como vai funcionar a parceria?

Com este novo acordo, o Estadão fornecerá um feed de notícias em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para alimentar a IA do Google. O material disponibilizado à gigante de Mountain View será composto exclusivamente por notícias factuais.

  • Esses conteúdos serão utilizados pelo Gemini para a geração de respostas relacionadas a determinados tipos de solicitações;
  • A tecnologia se baseará no material em consultas que tenham relação com as notícias de última hora (breaking news);
  • Usuários que interagirem com a IA questionando sobre histórias em desenvolvimento também poderão ter respostas baseadas em notícias publicadas pelo jornal;
  • Editoriais, colunas de opinião, artigos escritos por convidados e materiais elaborados por agências ou outros serviços contratados não fazem parte do acordo.
aplicativo-da-ia-gemini
Conteúdos produzidos pelo Estadão vão alimentar respostas dada pela IA Gemini do Google. (Imagem: Michael M. Santiago/Getty Images)

“Este novo acordo estende essa relação para o aplicativo Gemini e para o campo da inteligência artificial, que evolui rapidamente. É especialmente significativo que isso tenha entrado em vigor no ano do 150º aniversário do Estadão, reforçando o valor duradouro do jornalismo independente”, comentou o CEO do Estadão, Erick Brêtas.

Já o diretor de parcerias de notícias do Google para a América Latina, Henrique Matos, disse que a expansão do acordo é uma forma de “impulsionar audiências mais engajadoras para os editores”, ao mesmo tempo em que aprimora os produtos da big tech para os usuários.

Devido a uma cláusula de confidencialidade, os valores da parceria não foram divulgados.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando as notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.