Google AI Overview: saiba tudo sobre a inteligência artificial do buscador
Os resumos gerados por IA do Google aprimoram a experiência do usuário, ajudando principalmente em pesquisas complexas.

22/05/2025, às 06:00
)
Fonte: Google/Divulgação
O buscador mais popular do mundo tem passado por mudanças nos últimos tempos para se adaptar à era da inteligência artificial generativa. Uma delas foi a chegada do Google AI Overview, disponível para os usuários brasileiros desde o segundo semestre de 2024.
Revelado durante a conferência Google I/O 2024, o recurso marca a integração da IA generativa ao principal motor de busca da web. Como explicou a gigante de Mountain View durante o anúncio, à época, ele ajuda a garantir respostas mais precisas e detalhadas, principalmente nas pesquisas complexas.
Também conhecida como Visões Gerais de IA, a ferramenta foi liberada primeiro no Google Search Labs, plataforma destinada aos testes de novos produtos e serviços. Durante o período experimental, a tecnologia apresentou respostas bizarras como recomendar cigarros às grávidas e a adição de cola em receitas de pizza.
Após passar por correções, a busca do Google com IA começou a ser liberada para o público geral, ficando disponível primeiro nos Estados Unidos. Em seguida, ela foi expandida para mais países, entre os quais o Brasil, trazendo suporte para o português.
O que é Google AI Overview?
O AI Overviews do Google é uma ferramenta que usa IA generativa para criar resumos e respostas mais rápidas durante as pesquisas, aparecendo antes dos resultados padrões com os quais o usuário já está acostumado. Para tanto, o buscador aciona os modelos Gemini da empresa.
Mas os resumos gerados com IA não aparecem em todas as pesquisas que você faz no Google. Segundo a gigante da tecnologia, a ferramenta entra em ação ao determinar que as respostas generativas serão úteis para o contexto da busca, como ao realizar uma pesquisa de maior complexidade.
Quando isso acontece, os resultados apresentados pela versão inteligente do Google aparecem no topo da página, sinalizados com a expressão “Visão geral criada por IA”. Além do texto, o Gemini pode usar fotos, vídeos e o Google Maps para fornecer uma resposta completa, dependendo do caso.
As Visões Gerais de IA funcionam em pesquisas no Google tanto em computadores quanto nos dispositivos móveis e diferentes navegadores. Outro detalhe importante é que os resultados padrões das pesquisas continuam disponíveis para consulta, abaixo do resumo feito pelo bot.
)
Para que serve o Google AI Overview?
Como explicado anteriormente, o uso da ferramenta oferece uma experiência semelhante à de interagir com a IA Gemini, o ChatGPT ou outro chatbot inteligente. A ferramenta fornece um resumo abrangente do tema pesquisado, em vez de apenas listar links para que o internauta procure as respostas por conta própria.
Ao digitar uma pergunta como “O que eu posso fazer para a torneira parar de pingar?”, as Visões Gerais de IA apresentam uma introdução ao tema, com as principais instruções para resolver o problema. Em seguida, o recurso traz os passos detalhados para realizar a ação.
Fechar o registro, desmontar a torneira e identificar as peças a serem trocadas são algumas das instruções dadas para a solicitação e logo depois o buscador oferece dicas extras. Na parte direita da tela, no desktop, ficam os links de referência utilizados nas respostas — nos celulares, eles aparecem abaixo do resumo.
Se você quiser se aprofundar no tema, basta rolar a tela para baixo e conferir os resultados da maneira antiga, clicando nos links e vídeos encontrados pelo buscador. Há, também, a opção para deixar seu feedback em relação à ferramenta, clicando em um dos ícones — curtir e não curtir.
De maneira geral, o Google AI Overviews:
- cria resumos sintetizados para facilitar a obtenção de respostas rápidas e eficientes;
- responde perguntas complexas aproveitando as capacidades multimodais do Gemini;
- apresenta informações relevantes e contextualizadas, para você encontrar exatamente o que precisa;
- pode auxiliar em tarefas de planejamento, seja para viajar ou organizar uma festa, entre outras situações, trazendo informações estruturadas e sequenciais;
- em atualizações futuras, permitirá realizar pesquisas a partir de vídeos e ajustar os resultados, simplificando a linguagem.
Como usar o Google AI Overview?
Fazer uma busca usando o Google AI Overview é fácil, principalmente para quem já tem o costume de interagir com bots de IA. Basta acessar o buscador, seja pelo navegador ou aplicativo, no computador, celular ou tablet, e realizar uma pesquisa.
Não é necessário modificar nenhuma configuração para que a inteligência artificial seja acionada, mas nem sempre ela entrará em ação. Ao fazer uma pesquisa simples, digitando algo como “TecMundo” ou “Amazon”, serão exibidos apenas os resultados normais, com links para as páginas.
- Saiba também: Como usar a DeepSeek, a IA chinesa gratuita.
Dessa forma, o usuário deve digitar uma pergunta relacionada a elas na barra de pesquisa do Google, como: “Em que ano o TecMundo foi criado e qual é o foco do site?” ou “Como fazer compras na Amazon?”. Se a Visão Geral da IA estiver disponível, a resposta resumida e os links de fontes serão exibidos em destaque nos resultados.
)
Com o resumo aparecendo, clique em “Mostrar mais” para conferir o texto completo gerado pela IA. Caso precise de outras informações, vá aos links de referência e acesse as páginas originais que o bot usou como fonte para escrever a resposta.
O AI Overview também pode ser acionado nas pesquisas com voz no Google e, posteriormente, terá a opção de buscas por vídeo. Esta última funcionalidade, que está em teste no Search Labs, permite gravar um vídeo e utilizá-lo na busca, em vez da digitação ou da voz.
A pesquisa por vídeo é útil em situações como ao visualizar um objeto desconhecido no ambiente, sobre o qual você deseja mais informações, e para descrever um problema específico, mostrando o que está acontecendo. Nesses casos, faça a gravação e abra a pesquisa via Google Lens.
Como o AI Overview impacta as estratégias de SEO?
Segundo a chefe de pesquisa do Google, Elizabeth Reid, as Visões Gerais de IA podem impactar os acessos aos sites, resultando na redução do tráfego orgânico, a princípio. Isso se deve à exibição dos resumos no próprio buscador, sem a necessidade de clicar em links.
Por outro lado, as páginas usadas pela IA como referência para os resumos têm a chance de se destacar, recebendo mais cliques do que se estivessem na lista tradicional de resultados. Para tanto, é necessário que o site tenha conteúdo de qualidade, confiável e bem estruturado.
Confira dicas para otimizar a página e fazer o conteúdo aparecer no Google AI Overview:
- elaborar conteúdos com linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento;
- estruturar o texto em formato de perguntas e respostas;
- apresentar informações precisas e respaldadas por fontes confiáveis;
- produzir conteúdo relevante e de alta qualidade;
- usar técnicas de SEO para mecanismos de busca, como palavras-chave relevantes, títulos otimizados, links internos e externos, entre outras;
- responder às perguntas com profundidade e foco no usuário.
Está curtindo a nova versão do Google otimizada com IA? Deixe a sua opinião sobre a ferramenta, comentando nas redes sociais do TecMundo.

Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.