menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Amazon e Nvidia lançam serviço na nuvem para data centers privados

As "Fábricas de IA" são a solução para clientes preocupados com a soberania dos dados, de acordo com as duas parceiras.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule10/12/2025, às 19:00

Mirando empresas e entidades governamentais preocupadas com a soberania de dados, Amazon e Nvidia lançaram um novo serviço na nuvem que permite ao cliente operar sistemas de IA em seus próprios data centers. Denominada “AI Factories” ou “Fábricas de IA”, em tradução livre, a solução foi apresentada na última semana.

Segundo a gigante varejista, o serviço é para clientes que enfrentam desafios ao expandir projetos de inteligência artificial em larga escala. Tais infraestruturas envolvem investimentos maciços em chips, modelos, segurança e energia, entre outros elementos, e podem demorar anos para serem construídas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como funcionam as Fábricas de IA?

Ao optar pelas AI Factories, clientes têm a possibilidade de implantar as soluções da Amazon Web Services (AWS) em data centers privados, operados pelos próprios contratantes, que também cuidam da energia. A partir daí, podem acessar uma ampla quantidade de tecnologias.

  • Conforme a big tech, as Fábricas de IA funcionam como uma região privada dentro do serviço em nuvem, com acesso seguro e de baixa latência a ferramentas inteligentes, bancos de dados, armazenamento, capacidades computacionais e muito mais;
  • Um dos atrativos é o Amazon Bedrock, que disponibiliza diversos modelos de IA para os clientes escolherem conforme suas necessidades;
  • A modalidade também inclui o AWS SageMaker AI, para a construção e treinamento de modelos customizados;
  • Dessa forma, empresas e governos mantêm controle total sobre seus dados, uma vez que eles circulam dentro de seus próprios data centers, e evitam o compartilhamento de hardware.
gpu-em-data-center-da-amazon
Clientes podem escolher os chips que serão utilizados em seus sistemas de IA. (Imagem: Amazon/Divulgação)

Por meio da infraestrutura, é possível escolher entre as GPUs Blackwell da Nvidia de última geração e o chip Trainium3 da Amazon para alimentar o sistema de IA contratado. Futuramente, novas opções de processadores para acelerar o lançamento de produtos devem estar disponíveis.

“Com o lançamento das Fábricas de IA da AWS, as empresas estão fornecendo uma infraestrutura de IA segura e soberana para oferecer capacidades computacionais sem precedentes para organizações ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos cada vez mais rigorosos de IA soberana”, comentou a gigante dos semicondutores.

Volta ao passado

Curiosamente, a corrida pela IA está levando as empresas a investirem cada vez mais em data centers privados e soluções na nuvem híbridas, cenário parecido com a primeira década do século XXI, como lembra o TechCrunch. Além da Amazon, a Microsoft é outra empresa que segue a tendência.

A dona do Windows tem apostado em suas próprias fábricas de IA em data centers globais para as demandas da OpenAI. Ela também possui planos de infraestruturas semelhantes em países com forte regulamentação de dados e disponibiliza o Azure Local para clientes que preferem essa modalidade.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.