The BRIEF

Shopee abre mais de 2 mil novos pontos de retirada de encomendas no Brasil

Agências Shopee são espaços dentro de outros estabelecimentos comerciais para coleta de produtos e nova opção de entrega para quem não costuma ficar em casa

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

27/05/2025, às 12:00

Atualizado em 27/05/2025, às 12:02

Shopee abre mais de 2 mil novos pontos de retirada de encomendas no Brasil

A plataforma de comércio eletrônico Shopee expandiu a presença no Brasil ao inaugurar novos pontos de recebimento ou devolução de encomendas. Ao todo, a ampliação envolve a abertura de "mais de 2 mil pontos de retirada e de logística reversa" em todo o território nacional.

Com os novos espaços, consumidores podem optar por retirar pedidos nas chamadas Agências Shopee. Esses locais são estabelecimentos comerciais que, por opção própria e a partir de um cadastro prévio, também funcionam como pontos de coleta de produtos de vendedores brasileiros.

O projeto, que já existe em concorrentes como o Mercado Livre, dá mais flexibilidade a um consumidor que não costuma ter alguém em casa para receber encomendas, por exemplo, ou que mora em regiões mais afastadas e visita certas regiões com alguma frequência.

Atualmente presente em mais de 400 cidades, o objetivo da empresa chinesa é estar em mil cidades até o fim deste ano — e as novas agências parceiras podem ajudar bastante no cumprimento desse projeto.

Como funcionam as Agências Shopee

Além de serem um ponto de retirada, as Agências Shopee servem também como estabelecimento de logística reversa. Isso significa que é possível usar esses estabelecimentos parceiros para devoluções de produtos, também com um processo configurado pelo aplicativo da loja digital.

  • Para o consumidor, é simples escolher um comércio parceiro como local de entrega. Ao finalizar a compra, basta escolher a opção "Retire no Local" entre as opções de envio do site ou aplicativo;
  • A própria Shopee fará uma busca em tempo real e automaticamente sugerir qual é a Agência Shopee mais próxima do seu endereço. Você pode selecionar este local ou tocar no botão "Escolher Outro Local de Retirada" para inserir outro CEP e mudar a região; 
  • Quando o pedido for entregue na agência e estiver disponível para retirada, você é avisado por WhatsApp, e-mail ou no status do pedido pelo aplicativo;
  • A partir deste ponto, basta comparecer a uma Agência Shopee para apresentar o código PIN informado na notificação e pegar a encomenda;

Como faço para virar uma Agência Shopee?

Se você é lojista e tem interesse em participar como uma Agência Shopee, é necessário ter um estabelecimento comercial devidamente registrado, ter a estrutura própria para armazenar pacotes e fazer um cadastro na página da iniciativa, além de outras etapas. O site pode ser acessado por este link.

Após essa processo, os dados serão avaliados pela equipe da plataforma. Os locais aprovados recebem um e-mail de confirmação com as instruções para  participação nas sessões de treinamento, que são o primeiro passo de integração no projeto. Os lojistas parceiros ganham uma comissão por pacote recebido e entregue e, segundo a Shopee, podem ver o fluxo de pessoas no comércio aumentar e talvez até converter essas visitas em novas vendas.

Quer montar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Conheça algumas plataformas de e-commerce que podem te ajudar neste artigo!


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Fontes