Correios cobram ao Cade investigação contra entregadora de produtos da Shopee
Os Correios acusam a J&T Express Brasil de dumping, em que ela pratica preços com margens negativas para eliminar concorrentes

20/05/2025, às 14:15
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Na segunda-feira (12), os Correios enviaram um ofício ao Ministério da Fazenda solicitando que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apure a atuação da empresa de entregas J&T Express Brasil. A estatal acusa a concorrente de origem indonésia de prática de dumping.
Segundo os Correios, a J&T Express estaria adotando uma tabela de preços com margens negativas superiores a 40%, o que tornaria sua operação financeiramente inviável em condições normais de concorrência.
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O que alegam os Correios?
“A representação reuniu relatos de empresas de pequeno porte que foram excluídas unilateralmente do mercado devido a condutas supostamente fraudulentas da J&T. A J&T adota política de preços que resulta em margem negativa superior a 40%, demonstrando a clara insustentabilidade operacional do negócio, quando prestado em igualdade de condições competitivas”, afirma o documento enviado pela estatal.
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O ofício foi encaminhado à Secretaria de Acompanhamento Econômico. Nele, os Correios recomendam que o Cade instaure um processo administrativo contra a J&T e outras empresas que adotem estratégias semelhantes.
A J&T Express Brasil é uma das principais responsáveis pelas entregas de produtos da Shopee no país. Até o momento, a empresa não teve acesso ao conteúdo do ofício, segundo apuração da Folha de S.Paulo.
“Ressaltamos que denúncias semelhantes, apresentadas anteriormente pela própria Abraed, já foram analisadas pelo Cade e arquivadas por ausência de indícios de prática anticoncorrencial”, declarou a J&T Express. A empresa também se colocou à disposição para esclarecer eventuais dúvidas das autoridades reguladoras.
O que é dumping?
O termo dumping é usado para descrever uma prática comercial desleal em que uma empresa vende produtos ou serviços a preços abaixo do custo de produção com o objetivo de eliminar concorrentes do mercado. A estratégia costuma ser temporária: a ideia é conquistar uma fatia significativa do setor e, depois, reajustar os valores — muitas vezes, com margem de lucro ampliada.
No caso da J&T Express, a margem negativa de até 40% possibilitaria a oferta de serviços por valores impossíveis para outras empresas — e é o que alegam os Correios.
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