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Após fraudes, INSS vai devolver dinheiro de beneficiários de forma automática; confira

Em entrevista, Gilberto Waller Júnior anunciou que a restituição acontecerá pelo mesmo canal em que o beneficiário recebe os pagamentos mensais

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

06/05/2025, às 12:15

O ressarcimento dos valores pagos indevidamente será feito de forma automática, anunciou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, em entrevista ao Jornal da CBN divulgada nesta terça-feira (6). Aposentados e pensionistas afetados pelos descontos indevidos não precisarão tomar nenhuma medida para receber o dinheiro de volta.

A pedido do presidente Lula, o processo de devolução será o mais simples possível. Até então, especulava-se que a restituição aconteceria de forma manual, por meio de um canal de solicitações dedicado aos cidadãos prejudicados.

Segundo Waller, os beneficiários não precisarão comparecer a agências, apresentar documentos nem realizar qualquer tipo de transferência, como Pix. O reembolso será feito diretamente pela instituição bancária onde o aposentado ou pensionista já recebe o benefício mensal.

Foto de Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS em 2025
Gilberto Waller afirma que a devolução acontecerá de forma automática. (Fonte: Wilson Dias/Agência Brasil)

“Tem que ser algo que não demande ao beneficiário novos trabalhos, que não o obrigue a enfrentar uma fila”, explicou Waller. “Nesse caso, a ideia é essa: se aprovado esse modelo, que ele seja desburocratizado, sem necessidade de juntar documentos ou enfrentar filas, e sempre pelos canais oficiais”, completou.

Plano ainda está em desenvolvimento

O plano de ressarcimento está em fase final de elaboração, confirmou o presidente do INSS na segunda-feira (5). A expectativa é que a estratégia definitiva seja divulgada até a próxima semana.

O governo federal pretende devolver o dinheiro aos beneficiários antes mesmo de reaver os valores dos responsáveis pelo esquema de descontos indevidos.

Automatização reduz riscos para os cidadãos

Utilizar o mesmo canal de pagamento dos benefícios para realizar o ressarcimento é a solução mais segura. Além de não exigir nenhuma ação do beneficiário, essa abordagem reduz significativamente o risco de golpes.

Se aprovado, o modelo automático garantirá que os aposentados e pensionistas afetados recebam os valores de volta sem qualquer esforço adicional.

Ainda assim, mesmo com ampla divulgação, golpistas podem se aproveitar da repercussão do caso para aplicar fraudes por telefone, internet ou presencialmente. Tentativas de phishing, vishing e smishing devem aumentar, explorando a urgência e a desatenção de quem aguarda o reembolso.

Por isso, quando o período de ressarcimento for iniciado, será essencial acompanhar os comunicados oficiais do governo e as notícias nos principais veículos de imprensa para saber exatamente como proceder.

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Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


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