PF prende dois suspeitos de desviar dinheiro do governo federal pelo Siafi
Em operação "Gold Digger" deflagrada nesta quarta-feira (21), a PF partiu para cumprir 19 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária

21/08/2024, às 22:45
Atualizado em 21/08/2024, às 22:37

Fonte: GettyImages
Dois suspeitos de terem invadido o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) foram presos nesta quarta-feira (21). Os mandados fazem parte da operação conhecida como "Gold Digger" ("Minerador de ouro", em português).
A invasão contra o sistema do governo federal aconteceu em abril deste ano. Além das prisões, serão cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Os dois suspeitos foram pegos antes das 9h da manhã desta quarta-feira (21), um deles em Belo Horizonte e outro no Rio de Janeiro. A PF continua em busca de um terceiro suspeito.

De acordo com a investigação da PF, a invasão aconteceu a partir do sistema de autenticação. O criminoso teria acessado o sistema usando o cadastro de um usuário real.
Golpe avançado
Dentro da plataforma, os invasores acessaram ordens bancárias e alteraram dados de documentos para desviar recursos para laranjas, segundo a polícia. As operações eram feitas de forma automática, através da ferramenta "OBpix"do Siafi.
Ao todo, os furtos somam aproximadamente R$ 15 milhões, mas foram detectadas tentativas de desvios de mais de R$ 50 milhões.
Assim que o comportamento incomum foi detectado, o Tesouro Nacional suspendeu o uso do Siafi para transferências.
Para tanto, o grupo de criminosos teria aplicado técnicas de invasão cibernéticas avançadas, incluindo phishing. Eram mensagens SMS com links maliciosos com a finalidade de roubar dados pessoais de destinatários.
Ainda que os mandados de prisão sejam cumpridos, a Polícia Federal não acredita que será possível recuperar o dinheiro. A razão disso seria a demora entre as prisões e a execução do crime.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.