Apple demite mais de 600 funcionários após desistir do lançamento de carro elétrico

2 min de leitura
Imagem de: Apple demite mais de 600 funcionários após desistir do lançamento de carro elétrico
Imagem: GettyImages

A Apple confirmou a demissão de aproximadamente 600 funcionários. O corte leva em conta apenas os escritórios no estado norte-americano da Califórnia, de acordo com um relatório feito pela marca a um órgão governamental trabalhista da região.

Do total de colaboradores dispensados, a grande maioria (371 pessoas) trabalhava no projeto de lançamento de um carro autônomo e elétrico. O chamado Project Titan estava em desenvolvimento ao menos desde 2014, mas foi descontinuado em fevereiro pela Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, 87 funcionários estavam em uma "fábrica secreta" da companhia e lidavam com tecnologias de próxima geração para telas. A empresa não forneceu detalhes sobre esse projeto, mas ele pode envolver o adiamento da adoção dos displays microLED no relógio inteligente Apple Watch.

A maioria das demissões ocorreu no escritório da cidade de Santa Clara, mas outras unidades também foram afetadas. Não há informações sobre cortes em outros locais dos Estados Unidos, já que esse tipo de divulgação depende da empresa ou dos relatórios exigidos em cada região.

Futuro da Apple agora envolve IA e até robôs

O fim do sonho da Apple de ter um automóvel de fabricação própria envolveu uma série de problemas, desde dificuldades técnicas e indecisões sobre o design até o fato de o produto não ser uma unanimidade entre executivos e investidores.

Ao longo dos anos em que o veículo esteve em fase de idealização e desenvolvimento de protótipos, foram feitas várias rodadas de demissão e recontratação na divisão.

Projeto de nova tecnologia de tela para o Apple Watch também foi descartado.Projeto de nova tecnologia de tela para o Apple Watch também foi descartado.Fonte:  GettyImages 

Com a mudança de planos, vários outros setores internos foram afetados. Nos últimos meses, a companhia direcionou mais esforços para o campo da inteligência artificial (IA) e deve revelar um chatbot e outros recursos durante a WWDC 2024.

O evento está marcado para começar no dia 10 de junho e deve servir de palco também para o anúncio do iOS 18.

Além disso, ela agora busca um próximo produto mais ousado para suceder o headset de realidade mista Apple Vision Pro. As mais recentes pesquisas envolvem o lançamento de robôs para uso doméstico, mas a Maçã ainda não tomou uma decisão sobre qual caminho seguir.

Em 2023, quando outras empresas de tecnologia realizavam cortes em massa, a empresa se destacou por "segurar" ao máximo a dispensa de colaboradores. Até o momento, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.