Apple se defende de acusação de monopólio dizendo que tentou parear Apple Watch e Android

2 min de leitura
Imagem de: Apple se defende de acusação de monopólio dizendo que tentou parear Apple Watch e Android
Imagem: Getty Images

A Apple tentou por três anos tornar o Apple Watch compatível com Android, argumentou a empresa em resposta ao novo processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), aberto na quinta-feira (21). A exclusividade do pareamento do smartwatch com iPhones foi usada como uma das premissas da acusação de monopólio.

"O smartwatch da Apple — Apple Watch — é compatível apenas com o iPhone. Portanto, se a Apple conseguir orientar um usuário a comprar um Apple Watch, ficará mais caro para esse usuário comprar um tipo diferente de smartphone, porque isso exige que o usuário abandone seu caro Apple Watch e compre um novo smartwatch compatível com Android", pontuou o DOJ no documento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por três anos, a Apple tentou tornar o Apple Watch compatível com o Android.Por três anos, a Apple tentou tornar o Apple Watch compatível com o Android.Fonte:  GettyImages 

Como resposta, a Apple admitiu ao site 9to5mac que tentou tornar o Apple Watch compatível com Android, mas o plano foi descartado por "limitações técnicas".

De certa forma, esses planos já haviam alcançado o conhecimento público através do analista da Bloomberg Mark Gurman. Em reportagem em 2023, o jornalista mencionou que a Apple considerava expandir a compatibilidade do smartwatch para dispositivos com sistema do Google.

Defesa da Apple

Além de se defender utilizando o Apple Watch como argumento, a Apple emitiu um comunicado oficial sobre o processo do DOJ. No texto, um porta-voz da empresa rebate a acusação de monopólio.

"Na Apple, inovamos todos os dias para fazer com que as pessoas amem a tecnologia, projetando produtos que funcionam perfeitamente em conjunto, protegem a privacidade e a segurança das pessoas e criam uma experiência mágica para nossos usuários. Este processo ameaça quem somos e os princípios que diferenciam os produtos Apple em mercados ferozmente competitivos", afirmou o representante da Maçã.

De acordo com a big tech, se o processo exigir mudanças no ecossistema da empresa, "prejudicará a capacidade de criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam da Apple". "Também estabeleceria um precedente perigoso, capacitando o governo a exercer uma influência pesada na concepção da tecnologia das pessoas", complementou.

Entenda o processo contra a Apple

Na quinta-feira (21), o DOJ abriu um novo processo contra a Apple, acusando a empresa de monopolizar ilegalmente o mercado de smartphones nos Estados Unidos.

A manipulação de mercado aconteceria nas limitações impostas na troca de mensagens SMS com o Android e o suporte exclusivo do Apple Watch e o iPhone, por exemplo. Além disso, desenvolvedores terceirizados também teriam dificuldades em criar carteiras digitais compatíveis com dispositivos da empresa, argumentou o DOJ.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.