Samsung alfineta Apple com vídeo para defender o uso do padrão RCS de mensagens

1 min de leitura
Imagem de: Samsung alfineta Apple com vídeo para defender o uso do padrão RCS de mensagens
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo

A Samsung lançou um novo vídeo promocional defendendo a adoção do padrão RCS (Rich Communication Services) para mensagens. Parte da campanha #GetTheMessage, criada pelo Google, o conteúdo faz referência a distinção de cores e recursos do iMessage com usuários Android.

No vídeo, dois usuários batem papo estilo Romeu e Julieta: por ordem dos pais, o usuário de iPhone (balões azuis) não pode mais se encontrar com o outro devido os balões verdes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ilustração dos balões é uma clara referência à diferença no padrão das mensagens do iMessage da Apple. Quando a conversa acontece entre iPhone e Android, os envios do celular com SO do Google aparecem em balões verdes, indicando o uso do antigo padrão SMS.

Há anos, o Google tenta convencer a Apple de aderir ao padrão RCS para mensagens de texto. O novo protocolo possibilita recursos de ponta, como a confirmação de recebimento, suporte a mensagens de áudio e vídeo e envio de arquivos, imagens e stickers.

A Apple é uma das poucas empresas fora do padrão RCS até agora. A companhia prioriza o iMessage, que usa um padrão fechado para envio entre dispositivos da marca, enquanto a comunicação com dispositivos incompatíveis usa SMS.

Polêmica dos balões verdes nos dispositivos

Contudo, essa distinção de cores causou polêmica nos últimos anos. Além de gerar consequências sociais, como preconceito e discriminação nos Estados Unidos – país cujo mercado é dominado pela Apple –, onde o uso do padrão SMS é defasado.

O Google aproveita conferências para alfinetar a Apple e defender a adoção do padrão RCS. Neste ano, a empresa provocou a rival durante o Google I/O.

O uso de um protocolo próprio fortalece o ecossistema da Apple e permite que a empresa "tranque" o usuário dentro da própria plataforma. Se a companhia adere ao RCS, fica mais fácil para consumidores migrarem para dispositivos Android.

E você, o que acha de toda esse "desentendimento" por conta das cores dos balões de mensagens instantâneas? Estamos esperando sua visão nas redes sociais do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.