União Europeia aprova conjunto de Leis para regulação de IA; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: União Europeia aprova conjunto de Leis para regulação de IA; veja detalhes
Imagem: GettyImages

O parlamento da União Europeia aprovou a Artificial Intelligence Act ("Lei das Inteligências Artificiais", em tradução livre) nesta quarta-feira (13). Foram determinadas uma série de normas para a categoria de acordo com os potenciais riscos e o nível de impacto da ferramenta com IA.

Segundo a publicação oficial do parlamento, a nova legislação "visa proteger os direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação e estabelece a Europa como líder neste domínio".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo conjunto de leis da União Europeia busca proteger cidadãos de inteligências artificiais de alto risco.O novo conjunto de leis da União Europeia busca proteger cidadãos de inteligências artificiais de alto risco.Fonte:  GettyImages 

Dentre as novas regras, a União Europeia proibiu a implementação de aplicações que ameacem direitos dos cidadãos, como sistemas de categorização biométrica com base em características sensíveis. Além disso, o uso aleatório de imagens faciais da internet ou de circuito de câmeras de segurança para criação de bancos de dados de reconhecimento facial não serão permitidos.

Também são proibidas ferramentas voltadas para a manipulação do comportamento humano e exploração de vulnerabilidades das pessoas.

Obrigações para IAs de alto risco

A Lei das Inteligências Artificiais também prevê obrigações para IAs de alto risco, devido aos "seus potenciais danos significativos para a saúde, a segurança, os direitos fundamentais, o ambiente, a democracia e o Estado de direito".

Esses sistemas precisam reduzir riscos ao máximo, manter logs de utilização, preservar a transparência e a precisão, além de sempre serem supervisionadas por humanos.

Da mesma forma, inteligências artificiais de uso geral, as chamadas GPAI, e os seus respectivos modelos deverão atender critérios de transparência, incluindo o cumprimento da legislação de direitos autorais da União Europeia e relatórios completos sobre o conteúdo utilizado para o treinamento.

Lei de regulamentação das IAs entra em vigor em 2025

Agora que foi aprovada, a nova legislação da UE passará por uma verificação final jurista-linguística. As novas leis também precisam ser aprovadas pelo Conselho da UE.

Segundo o parlamento, a lei entra em vigor em até 20 dias após a publicação no Diário Oficial. O conjunto será implementado em etapas, começando pelas práticas proibidas daqui a seis meses. As regras de IA para fins gerais começam a valer em 12 meses.

E você, o que acha dessa regulamentação? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e fique de olho aqui no portal para manter-se atualizado sobre o assunto. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.