Microsoft estaria ajudando a AMD a fazer processadores de IA

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft estaria ajudando a AMD a fazer processadores de IA
Imagem: Getty Images/Reprodução

Informações não oficiais apontam uma possível parceria entre AMD e Microsoft para as empresas conseguirem competir no segmento de processadores IA, atualmente dominado pela Nvidia. As empresas estariam trabalhando juntas em novos componentes pela AMD e também no chip próprio da Microsoft, de codinome Athena.

Segundo a Reuters, a Nvidia domina 80% do mercado de componentes de processamento baseados em IA com suas GPUs. Para bater de frente com sua rival, a AMD estaria recebendo ajuda da Microsoft, diz uma reportagem da Bloomberg. Em troca, a dona do Windows recebe apoio no desenvolvimento de seus processadores Athena. O texto aponta que a Microsoft já teria desembolsado US$ 2 bilhões no projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Microsoft estaria trabalhando em processador próprio.Microsoft estaria trabalhando em processador próprio.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Ambas empresas foram contatadas pelo The Verge para comentar sobre o rumor, mas ainda não se pronunciaram. A Microsoft, no entanto, chegou a negar que a AMD esteja envolvida de qualquer forma no desenvolvimento dos chips Athena.

Nvidia surfa na explosão da IA

Inteligência Artificial nunca deixou de estar em alta no mercado de tecnologia, mas a popularidade de serviços de inteligência geracional como o ChatGPT, da OpenAI, resultou numa explosão recente com não víamos há tempos.

Empresas como a Microsoft, principal investidora da OpenAI, não veem muitas alternativas além da Nvidia para os componentes de alta performance necessários para processar a massiva quantidade de dados que esses serviços exigem.

Uma parceria entre AMD e Microsoft, então, faria sentido para a dona do Windows buscar cortar custos em sua capacidade de oferecer serviços de IA e para a rival da Nvidia encontrar mais maneiras de competir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.