Passaporte apreendido: em quais casos é preciso entregar o documento a PF?

4 min de leitura
Imagem de: Passaporte apreendido: em quais casos é preciso entregar o documento a PF?
Imagem: GettyImages

Não é difícil encontrar notícias dizendo que a Polícia Federal apreendeu o passaporte de algum suspeito durante o processo de investigação criminal. Porém, você sabe em quais situações isso pode acontecer?

Caso tenha essa dúvida, vamos indicar abaixo em quais situações uma pessoa pode ficar sem o passaporte e, por consequência, impedida de se deslocar para outros países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em alguns casos de investigação, é possível perder a chance de viajar para outros países por conta da apreensão do passaporte.Em alguns casos de investigação, é possível perder a chance de viajar para outros países por conta da apreensão do passaporte.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Apreensão de passaporte é algo comum?

Quem está de olho nas notícias deve se lembrar do caso recente de apreensão de passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o site UOL, essa é uma ação comum da Polícia Federal, especialmente quando existe uma possibilidade de fuga ou quando o investigado possui grande influência em outro país.

"É absolutamente comum que seja feita a apreensão de passaportes em investigações de pessoas com alto poder aquisitivo, dependendo do estágio da apuração. É uma medida correta, não chama atenção por exagero de maneira alguma", explicou o advogado criminalista Kakay Almeida Castro, em entrevista ao UOL.

Em quais situações um passaporte é apreendido?

Na sequência, tratamos sobre 7 situações em que um indivíduo, seja brasileiro ou estrangeiro, pode ter seu passaporte apreendido no Brasil. Acompanhe:

1. Mandado judicial

Apreensão de passaporte é um procedimento realizado pela justiça de um país, e algo completamente comum..Apreensão de passaporte é um procedimento realizado pela justiça de um país, e algo completamente comum..Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Um das primeiras possibilidades de ter o seu passaporte apreendido no Brasil é mediante ordem judicial. Isso pode acontecer em casos de investigações, processos judiciais ou situações relacionadas a dívidas judiciais, sendo também umas das formas mais comuns desse procedimento.

2. Investigação criminal

Em casos de investigações criminais, as autoridades podem solicitar a apreensão do passaporte de um indivíduo. Essa ação funciona como uma medida cautelar, muitas vezes feita para evitar fuga do país durante o processo de investigação ou julgamento.

3. Dívidas com a Justiça

Se uma pessoa possui dívidas pendentes com a justiça, as autoridades podem apreender seu passaporte como forma de garantir o cumprimento das obrigações financeiras.

Dentre os casos mais comuns que podem levar a essa medida, é possível citar penhora de dinheiro, bens móveis e imóveis e bloqueios de direitos.

4. Processos de migração

Estrangeiros também estão sujeitos à apreensão de passaporte no Brasil.Estrangeiros também estão sujeitos à apreensão de passaporte no Brasil.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Em casos de infrações migratórias, como permanência irregular no país, entrada ilegal ou violações das leis de imigração, as autoridades de imigração podem confiscar o passaporte do indivíduo até que a situação seja regularizada ou resolvida judicialmente.

5. Fuga de devedores

Essa é mais uma possibilidade de apreensão de passaporte para evitar algum tipo de fuga. Neste caso, o foco é impedir que uma pessoa deixe o país para evitar o cumprimento de obrigações financeiras, como pagamento de dívidas tributárias ou empresariais, as autoridades podem apreender seu passaporte como medida preventiva.

6. Risco de lesão à ordem pública

Em casos excepcionais nos quais uma pessoa representa um sério risco à ordem pública, à segurança nacional ou a interesses fundamentais do Estado, as autoridades podem tomar medidas para restringir sua liberdade de locomoção, incluindo a apreensão do passaporte.

7. Decisões administrativas

Por fim, também há casos em que órgãos governamentais ou administrativos podem emitir ordens para apreensão de passaporte. Isso geralmente acontece como resultado de processos administrativos, tais como questões relacionadas a direitos de propriedade, meio ambiente ou regulamentações específicas.

Casos citados acima são amparados pela lei para apreensão do passaporte de uma pessoa.Casos citados acima são amparados pela lei para apreensão do passaporte de uma pessoa.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O que fazer caso o seu passaporte seja apreendido?

Se uma pessoa teve o seu documento apreendido em uma das situações acima, é preciso seguir alguns procedimentos para resolver a situação. Confira:

Contate um advogado

Busque o apoio de um advogado para saber exatamente o que fazer em uma situação com essa.Busque o apoio de um advogado para saber exatamente o que fazer em uma situação com essa.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Por se tratar de um procedimento legal e amparado pela lei, é recomendado procurar a assistência de um advogado especializado em questões jurídicas relacionadas à apreensão de passaportes.

Dessa forma, é possível ter a ajuda necessária e esse profissional poderá fornecer orientação legal específica, além de representar os interesses perante as autoridades competentes.

Cumpra com as exigências legais

Dependendo do motivo, pode ser necessário cumprir com certas exigências legais para resolver a situação. Isso pode incluir comparecimento a audiências judiciais, pagamento de dívidas pendentes ou qualquer outra medida determinada pelas autoridades.

Busque recursos legais

Se a pessoa acreditar que a apreensão do documento foi injusta ou não está conforme a lei, ela pode buscar recursos legais disponíveis para contestar a decisão. Isso pode envolver apresentação de recursos judiciais, petições ou outros procedimentos legais apropriados.

Coopere com as autoridades

É importante cooperar totalmente com as autoridades responsáveis. Isso pode incluir fornecer informações relevantes, comparecer a entrevistas ou audiências e seguir as instruções fornecidas por eles durante todo o processo.

Acompanhe o progresso do processo

Por fim, é preciso acompanhar de perto o progresso do processo, mantendo contato regular com seu advogado e buscando atualizações das autoridades responsáveis. Isso pode ajudar a garantir que todas as etapas necessárias sejam cumpridas de maneira oportuna.

Continue ligado no TecMundo para mais notícias referentes à tecnologia e segurança. Compartilhe esse conteúdo com seus conhecidos, e aproveite também para saber se a polícia pode ir até o local indicado pelo GPS em caso de celular roubado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.