Microsoft quer lançar uma app store de games para Android e iOS, diz Phil Spencer

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft quer lançar uma app store de games para Android e iOS, diz Phil Spencer
Imagem: Microsoft/Reprodução

A Microsoft está conversando ativamente com outras empresas para lançar uma loja de aplicativos para dispositivos móveis focada em jogos. A informação é da Bloomberg, que ouviu os planos do próprio chefe das divisões Microsoft Gaming e Xbox, Phil Spencer.

De acordo com Spencer, que comentou o assunto durante a passagem pela CCXP 2023 no Brasil, a ideia é oferecer uma alternativa ao que já existe no mercado. Sem citar nomes, o executivo possivelmente se refere às lojas nativas Google Play Store, do Android, e App Store, do iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Essa é uma parte importante da nossa estratégia e algo que estamos trabalhando ativamente hoje em dia não apenas sozinhos, mas falando com parceiros que gostaria de ter mais escolhas sobre como monetizar no telefone", diz Spencer.

Apesar de não indicar uma data de lançamento para a loja mobile, o executivo sugeriu que ela não está "a múltiplos anos" de sair.

Phil Spencer.Phil Spencer.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"Nós falamos sobre escolha e hoje, em nossos dispositivos móveis, você não tem opções. Para garantir que o Xbox seja relevante não só hoje, mas pelos próximos dez ou vinte anos, nós teremos que ser fortes entre muitas telas", conclui Spencer.

A expansão da Microsoft para lojas mobile

O interesse da Microsoft no mercado mobile e em formas alternativas de receita faz sentido no cenário atual. A companhia recentemente concluiu a aquisição da Activision Blizzard, que inclui não apenas jogos mobile como Hearthstone, mas também o fenômeno Candy Crush Saga, da King.

Candy Crush agora é propriedade da Microsoft.Candy Crush agora é propriedade da Microsoft.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O Android é um sistema operacional com abertura para a instalação paralela de aplicativos, além de liberar a instalação de outras lojas — caso de Amazon e Samsung, por exemplo, que contam com as próprias curadorias de apps.

Entretanto, o Google é criticado com frequência pela gestão do próprio ambiente, que inclui taxas consideradas altas sobre microtransações e até acusações de coibir grandes lançamentos fora da Play Store.

Já a Apple não permite essa prática no iOS, com a App Store sendo a única forma de instalar aplicativos oficialmente nos dispositivos móveis da marca. Essa prática, segundo rumores, pode acabar já em 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.