iPhone: download de aplicativos de fora da App Store pode começar em 2024

1 min de leitura
Imagem de: iPhone: download de aplicativos de fora da App Store pode começar em 2024
Imagem: GettyImages

A Apple já pode ter começado a preparar o iPhone para permitir o download e a instalação de jogos ou aplicativos por fora da App Store.

Segundo a newsletter do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a prática conhecida como "sideloading" entraria em operação a partir do primeiro semestre de 2024. Ela provavelmente será adicionada como uma função em uma futura atualização do iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, essa mudança pode ser restrita ao menos inicialmente ao território da União Europeia (UE). Isso porque é uma legislação da região que vai obrigar a companhia a oferecer a possibilidade de instalação de apps por outros recursos além da sua própria loja mobile.

Aprovada em novembro de 2022, a Lei de Mercados Digitais da União Europeia indica que empresas classificadas como “guardiãs” de uma plataforma devem modificar seus ecossistemas para que outras possam operar de forma integrada. Ela começa a valer oficialmente em março de 2024.

Sideloading no iPhone: o que é e como irá funcionar?

Bastante pedido pela comunidade, o sideloading do iPhone deve ser um "sistema altamente controlado" pela Apple, ao mesmo tempo em que respeita a nova legislação da UE.

A companhia sempre se declarou contra o recurso para garantir um mínimo de segurança aos usuários, já que instalar apps por fora pode significar também a porta de entrada para malwares e aplicação de golpes por cibercriminosos.

O iOS 17 tem uma nova tela de espera, adesivos animados e widgets interativos.O iOS 17 tem uma nova tela de espera, adesivos animados e widgets interativos.Fonte:  Apple 

Instalar apps por fora da Google Play Store já é possível há alguns anos no Android – tanto pela execução direta de arquivos na extensão APK quanto por outras lojas de aplicativos, como a Amazon Appstore ou as fornecidas pelas próprias fabricantes de smartphones.

No primeiro caso, entretanto, o processo é mais longo e exige a autorização do consumidor, que concorda em ser o responsável por possíveis infecções ou danos causados ao aparelho.

Um relatório recente apontava que essa novidade poderia chegar já no iOS 17.2, com previsão de chegada já para dezembro de 2023.

Entretanto, o site MacRumors indica que a mudança nessa versão é apenas uma alteração no código para facilitar a distribuição de aplicativos corporativos em celulares usados por funcionários e gerenciados pelas companhias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.