OpenAI, criadora do ChatGPT, anuncia Sam Altman de volta como CEO

2 min de leitura
Imagem de: OpenAI, criadora do ChatGPT, anuncia Sam Altman de volta como CEO
Imagem: Getty Images/Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira (22), a OpenAI anunciou o retorno de Sam Altman para o cargo de CEO. Após quatro dias desde a demissão do executivo, a empresa anunciou também um novo conselho composto por Bret Taylor, Larry Summers e Adam D'Angelo. O presidente Greg Brockman, que renunciou após a decisão, também retornará.

Com as recontratações, a OpenAI deverá criar um conselho ampliado com participação da Microsoft, principal investidora da empresa, além de abrir uma investigação sobre o caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A saída do ex-CEO foi anunciada na última sexta-feira (17) e marcou um período de incertezas e muitos protestos dentro da startup de Inteligência Artificial (IA). No domingo (19), a OpenAI anunciou um novo CEO interino e, no mesmo dia, a Microsoft revelou a contratação de Altman e que ele passaria a integrar uma nova equipe de IA dentro da empresa, que também incluiu a integração de Brockman.

Sam Altman OpenAISam Altman retornará ao cargo de CEO na OpenAI.

No meio do período turbulento, na segunda-feira (20), mais de 500 funcionários da OpenAI, que possui pouco mais de 700, assinaram uma carta pedindo a renúncia dos membros do conselho e a volta do CEO. O grupo também informou que poderia se demitir para trabalhar na Microsoft.

A demissão de Altman teria sido resultado de preocupações do conselho anterior sobre o rápido crescimento comercial da startup, que nasceu como uma organização sem fins lucrativos, além da desconfiança no executivo. Os motivos concretos, entretanto, não foram revelados até então.

Retorno de CEO é visto como positivo

Com o anúncio do retorno de Altman ao cargo, Satya Nadella, CEO da Microsoft, publicou que a companhia está "encorajada pelas mudanças no quadro da OpenAI". "Nós acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governança mais estável, bem informada e eficaz", disse.

O CEO interino Emmett Shear também publicou que a decisão foi acertada e que está "profundamente satisfeito com o resultado". Já Brockman, em uma breve publicação na rede social X (antigo Twitter), disse: "estamos muito de volta".

Em seu perfil, a OpenAI repostou a foto de Brockman dizendo que "não é nada sem o seu pessoal". A mesma mensagem havia sido publicada por Mira Murati, CTO da companhia, na última segunda-feira. Murati chegou a assumir o cargo de CEO interina logo no início de toda a confusão.

Também na rede social, Altman escreveu sobre o seu retorno e parceria com a Microsoft. A empresa tem sido a principal parceira de tecnologia e investimento da OpenAI.

"Eu amo a OpenAI e tudo o que fizemos serviu para manter essa equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com uma nova diretoria e o apoio de Satya Nadella, estou ansioso para retornar à OpenAI e trabalhar na nossa forte parceria com a Microsoft", escreveu Altman.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.