Senacon inicia processo administrativo contra a 123 Milhas; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: Senacon inicia processo administrativo contra a 123 Milhas; veja detalhes
Imagem: 123 Milhas

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta quinta-feira (19) a abertura de um processo administrativo contra a empresa 123 Milhas.

De acordo com a Agência Gov, o objetivo da investigação é averiguar possíveis irregularidades na prestação de serviços pela empresa, que era uma das mais relevantes no mercado de venda online de pacotes de turismo no país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Senacon está abrindo um processo conta a 123 milhasA Senacon está abrindo um processo conta a 123 milhasFonte:  GettyImages 

A Senacon alega ter recebido várias reclamações de consumidores devido a problemas com o cancelamento de viagens, ausência no atendimento ao cliente por parte da marca e falhas na entrega de passagens aéreas em voos promocionais.

A conclusão do processo pode envolver ainda mais acusações contra a 123 Milhas, incluindo violação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Para além das denúncias, a 123 Milhas foi bastante criticada por entregar um voucher aos clientes como forma de devolução do valor de um pacote de viagem cancelado, em vez do valor em dinheiro, o que já caracteriza o descumprimento da lei.

Fora o processo administrativo, a Senacon também editou na última terça-feira (17) uma medida cautelar para que a 123 Milhas apresente "esclarecimentos sobre a sua situação econômica e financeira e sobre a previsão de recursos", além de "informações sobre a execução contratual de pacotes com 'mês fixo' e de qualquer outro com datas flexíveis".

Relembre o caso da 123 Milhas

Em agosto de 2023, a 123 Milhas foi notificada pelo Procon-SP após o cancelamento inesperado e unilateral de uma série de pacotes promocionais de viagem.

Causada por "circunstâncias alheias" à vontade da empresa, segundo o comunicado oficial, a medida fez muitos clientes perderem um período inteiro de viagem e ficaram no prejuízo por terem que cancelar outros planos, como reservas em hotéis ou passeios.

Após o caso, o governo anunciou até que pode proibir modelo de negócios de passagens baratas, mas nada avançou nesse sentido até o momento.

Com dívidas que chegavam a R$ 2,3 bilhões, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial. O processo ficou em vigor durante um mês, mas ele foi suspenso para maiores investigações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A Senacon é também um órgão que unifica serviços estaduais de proteção ao consumidor e já notificou essas entidades sobre a abertura do processo. A empresa tem o prazo de cinco dias após a ciência da decisão do processo para entregar as informações solicitadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.