123 Milhas é notificada por cancelamento de pacotes de viagens; entenda o caso

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Imagem: Reprodução/123 Milhas

Nesta segunda-feira (21), o Procon-SP notificou a 123 Milhas para que a empresa explique sobre os cancelamentos dos pacotes promocionais de viagens. A entidade de defesa do consumidor quer saber quais os impactos da decisão e como a companhia irá auxiliar os consumidores prejudicados.

Em comunicado oficial, o Procon-SP informou que questionou a 123 Milhas sobre o porquê a empresa decidiu cancelar as passagens da linha Promo com previsão de embarque de setembro a dezembro deste ano.

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O órgão que representa os consumidores também pretende saber como a empresa de turismo se preparou para lidar com a situação, como os clientes estão sendo informados, como funcionará o ressarcimento e outras questões.

ProconO Procon-SP pedirá esclarecimentos para a 123 Milhas sobre os cancelamentos (Imagem: Divulgação/Procon-SP)

“A empresa não pode alterar suas regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis aos seus consumidores, ou mesmo alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial”, pontuou Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

Há quase um ano, a 123 Milhas já havia sido notificada após pessoas reclamarem que estavam tendo suas viagens canceladas. O Procon orientou aos consumidores afetados a tomarem as seguintes medidas:

  • Entrarem em contato diretamente com a empresa, pedindo para que a situação seja esclarecida. Toda a comunicação deve ser registrada;
  • Caso o contato não atenda às expectativas, o conselho é registrar as reclamações junto aos Procons de suas cidades ou estados;
  • Não interromper o pagamento caso alguma operação esteja em andamento, mesmo diante da suspensão dos serviços. A postura será importante caso a questão precise ser judicializada, demonstrando boa-fé por parte do consumidor.

Suspensão dos pacotes promocionais

A 123 Milhas pegou clientes de surpresa na última sexta-feira (18) quando comunicou que todas as passagens e pacotes da linha Promo (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023 haviam sido suspensos. As vendas do produto já não estavam mais disponíveis desde a última quarta-feira (16).

Segundo a companhia de Belo Horizonte (MG), a decisão deveu-se à “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada”.

A marca também citou que o cancelamento ocorreu por causa da alta taxa de juros no país (que atualmente está em 13,25%). A 123 Milhas explicou que a linha Promo representa cerca de 7% dos embarques de 2023.

Como ressarcimento, os valores pagos pelos turistas serão devolvidos em vouchers com correção monetária de 150% do CDI. Ou seja, as pessoas não receberão o dinheiro de volta e terão que recorrer à compra de outros serviços oferecidos pela empresa.

“As medidas referentes à linha Promo são uma decisão responsável da 123 Milhas, no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes. A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo”, informou ainda.

O texto que está presente no site oficial da 123 Milhas ainda promete que todos os outros produtos vendidos não terão nenhum tipo de alteração.

Na mira do governo

Além do Procon, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que é um órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, também entrou no caso. Em entrevista à GloboNews, Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, pontuou que a 123 Milhas será notificada ainda hoje.

“Estamos pedindo esclarecimentos, mas desde já podemos adiantar aos clientes que quem deu causa à rescisão foi a empresa. Foi uma rescisão unilateral de contrato. Essa argumentação de que são vicissitudes do mercado não serve como argumento válido porque os riscos do negócio devem ser arcados pela empresa, argumentou.

Damous ainda explicou que oferecer vouchers como única forma de ressarcimento é ilegal. O Artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor determina que caso uma empresa não possa cumprir com o que foi acordado, ela deve reexecutar os serviços sem custo adicional quando cabível ou restituir imediatamente a quantia paga com valores atualizados.

“Se não chegarmos a um entendimento, a empresa será sancionada. Vamos instaurar um processo administrativo e ela pode vir a ser multada e até proibida de comercializar novos pacotes”, adicionou Wadih Damous.

O Ministério do Turismo também acompanha a situação e disse que está “fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”.

Ação civil pública e reclamações

O Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) foi outra entidade que anunciou medidas contra a 123 Milhas. O Ibraci entrou ontem (20) com uma ação civil pública na Justiça do Rio de Janeiro pedindo o bloqueio de contas da empresa, sócios, acionistas e administradores.

A ideia é garantir que o dinheiro seja utilizado para restituir os consumidores que compraram os pacotes do plano Promo e que não poderão viajar entre setembro e dezembro de 2023.

As reclamações contra a 123 Milhas se multiplicaram nos últimos dias no Reclame Aqui e nas redes sociais. Um dos aspectos mais questionados pelas pessoas é que a companhia de turismo devolverá os valores divididos em vários vouchers e não em apenas um. Confira, abaixo, algumas das postagens sobre o tema:

Outro lado

Em nota enviada ao TecMundo, a 123 Milhas deu a entender que não fará mesmo a devolução em dinheiro e reiterou que o ressarcimento dos clientes será realizado a partir de vouchers divididos.

A marca pontuou que isso foi feito para “possibilitar ao cliente diferentes tipos de compra. Dessa forma, o cliente tem mais flexibilidade e liberdade de escolha do que com um só voucher no valor total”.

A empresa defendeu que essa é uma boa medida porque os consumidores poderão, por exemplo, utilizar os vouchers em pedidos separados para cada passageiro, de trechos de ida e depois na volta e em hotéis e passagens aéreas.

123 MilhasO site da 123 Milhas continua oferecendo passagens e pacotes para vários destinos (Imagem: Reprodução/123 Milhas)

“A suspensão é relativa às passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. Os clientes com passagens a partir de janeiro de 2024, caso queiram, podem também solicitar seus vouchers”, pontuou a marca.

Os vouchers poderão ser solicitados pelo site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br na aba “PROMO 123” ou através do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.

A nota da 123 Milhas informa ainda que foi disponibilizado um Q&A no site com as principais dúvidas dos clientes. Dentre outras coisas, a página informa que os “vouchers recebidos pelos clientes da linha Promo poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação”.

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