Como um cosplayer profissional se prepara para a BGS?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como um cosplayer profissional se prepara para a BGS?

A Brasil Game Show 2023 está chegando. O evento acontece em São Paulo entre os dias 11 e 15 de outubro, na Expo Center Norte, trazendo diversos convidados ilustres e contando ainda com uma competição de cosplay bastante aguardada.

A BGS Cosplay Bauducco consiste em um concurso com várias ações programadas durante os dias de evento para incentivar a arte de se caracterizar como um personagem fictício, seja ele do mundo dos games, dos animes, filmes, séries ou outros.

Com uma credencial especial, esses artistas terão uma missão importante no palco principal: impressionar os jurados. E se você tem curiosidade para saber como é a preparação de um cosplayer profissional, confira tudo o que abordaremos logo abaixo. Aproveite!

bgs cosplayCosplayers concorreram a acesso VIP para a BGS 2023 em concursos ao longo do ano. (@mayumicosplay/Reprodução)

Como um cosplayer se prepara para participar da BGS?

Muita gente não imagina, mas se caracterizar como um personagem fictício não é uma tarefa simples. Inclusive, há artistas que garantem: a preparação pode chegar a um ano, dependendo da pesquisa, concepção e confecção do figurino.

Mas, além das roupas, existem outras questões que exigem investimento, tempo e preparação, como:

  • produção de adereços e utilitários
  • perucas
  • maquiagens e próteses
  • atuação/interpretação do personagem

Estes são apenas alguns dos detalhes que devem ser pensados pelos cosplayers durante a preparação para um evento de grande porte como a BGS.

A cosplayer Monique Moura, também conhecida como Mayumi, revelou que sua grande aposta para a BGS 2023 já foi testada anteriormente em outros eventos menores. Essa é uma forma de conseguir fazer ajustes necessários a tempo e perceber se o cosplay vai ter um bom resultado.

Em linhas gerais, Mayumi irá participar de todos os dias da BGS, mas com cosplays diferentes, sendo que alguns deles são mais simples para que ela possa aproveitar as atrações do evento. Embora não esteja competindo em 2023, a artista irá participar de diversas ações em estandes.

Segundo ela, há uma preparação diferente para cada tipo de evento. No caso da BGS, por ser um evento temático de games, ela garante que foca em determinados tipos de personagens, trabalhando mais com figuras conhecidas do público de jogos. A intenção é chamar a atenção de quem estiver presente e não se cansar com facilidade, visto que a BGS ocorre por cinco dias seguidos.

bgs cosplayMayumi já participou de outras edições da BGS e também de diversos outros eventos no Brasil. (@mayumicosplay/Reprodução)

“Comecei no cosplay totalmente por curiosidade”, revelou Mayumi. “Via aquelas pessoas vestidas com aqueles personagens e pensei que queria participar também”, acrescentou ela. De acordo com a artista, na época em que começou, por volta de 2009, o cosplay não era tão conhecido e divulgado.

Como se tornar um cosplayer?

Atualmente, Mayumi é estudante de Design de Moda. Para ela, sua bagagem acadêmica ajuda muito em suas pesquisas de figurino para o cosplay, visto que, muitas vezes, algumas peças precisam de reparos ou modificações mais trabalhosas.

Entretanto, para quem está interessado em entrar nesse mundo, o caminho pode ser mais simples e descompromissado. “Às vezes, só com uma peruca você já consegue ir para um evento com seus amigos, se divertir e falar: isso é um cosplay”, garante a artista.

“A dica que eu dou é apenas começar”, disse ela, ressaltando que, quanto mais investir nessa arte, mais coisas serão possíveis de acontecer. “Aos poucos a perfeição vem”, brincou. “O mais importante de tudo é o play do cosplay, que é a diversão. Você tem que se divertir”, lembrou Mayumi. “Faça isso para se divertir”, concluiu.

Mas para quem deseja competir em eventos, as dicas da Mayumi são: faça suas pesquisas, monte um cronograma focando em um evento específico como objetivo final e vá testando seus figurinos e adereços conforme o tempo for passando.

Como participar da BGS 2023?

Durante os dias do evento, você terá contato com diversas pessoas da área. Será uma grande oportunidade para descobrir mais sobre a arte do cosplay e se aventurar por meio dela. Infelizmente, já não é mais possível se inscrever para o BGS Cosplay desse ano. Mas já dá para ir se preparando para o ano que vem, além de curtir uma programação cheia de convidados especiais do mundo gamer.

bgs cosplayAlexey Pajitnov será o grande homenageado da BGS 2023 com o Lifetime Achievement Award. (IMDb/Reprodução)

Alexey Pajitnov, criador do Tetris, será o grande homenageado do Lifetime Achievement Award, uma honraria entregue apenas aos maiores nomes da indústria dos games.

Shota Nakama, o criador da Video Game Orchestra; João Cappelli, o diretor de voz e dublagem do game e série The Last of Us; Manolo Rey, o dublador do Luigi em português; Bianca Alencar, a dubladora da Princesa Uta; além de Koji Fox e Naoki Yoshida, responsáveis por Final Fantasy XVI, também estarão presentes no evento participando da BGS Talks.

A BGS 2023 acontece entre 11 e 15 de outubro na Expo Center Norte em São Paulo. Clique aqui para comprar os ingressos e mergulhar no mundo dos cosplayers!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.