Pix poderá ser usado em pedágios, estacionamentos e transporte público, prevê BC

1 min de leitura
Imagem de: Pix poderá ser usado em pedágios, estacionamentos e transporte público, prevê BC
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Banco Central comunicou nesta segunda-feira (4) que o Pix poderá ser usado para várias outras finalidades em breve. Segundo o BC, a modalidade de pagamentos instantânea poderá ser utilizada pelos usuários em pedágios, em rodovias, estacionamentos e transporte público.

A instituição também afirma que o PIX poderá ser utilizado em operações internacionais, como para o pagamento de compras e de serviços no exterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A informação foi compartilhada pelo BC em relatório de gestão do PIX, que analisa o desempenho do método de pagamento criado pela instituição, em 2020. O documento faz previsões sobre novas funcionalidades que podem chegar no futuro.

PixPix poderá ser utilizado pelos usuários em pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público

"O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios", disse o Banco Central no relatório.

Pix substitui cartão de crédito

Além disso, vale lembrar que presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou em agosto, que em breve o Pix poderá se tornar uma alternativa ao cartão de crédito.

Sobre isso, o relatório diz que há, sim, "a possibilidade de estabelecer regras padronizadas que viabilizem a utilização de mecanismos de garantia vinculados às transações de pagamento, possibilitando que o Pix seja utilizado para pagamentos a prazo ou parcelados, mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador”.

“Há, por exemplo, soluções que vinculam uma concessão de crédito pessoal à transação Pix e soluções que permitem o pagamento de uma transação Pix na fatura do cartão de crédito”, diz o Banco Central. Ainda não há, porém, previsão para o lançamento das novas funcionalidades do Pix. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.