BGS 2023: Lifetime Achievement Award homenageia criador do Tetris

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: BGS 2023: Lifetime Achievement Award homenageia criador do Tetris
Imagem: BGS

São Paulo se prepara para homenagear Alexey Pajitnov, o criador do jogo Tetris, na próxima edição da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina. Entre os dias 11 e 15 de outubro, o Expo Center Norte será o epicentro das novidades em jogos eletrônicos.

Com uma programação lotada de atrações na cerimônia de abertura, nas sessões do BGS Meet & Greet e nos diferentes painéis do BGS Talks, a BGS 2023 reservou seu palco principal para receber Pajitnov com a Lifetime Achievement Award, premiação criada para reconhecer as grandes contribuições na indústria global de games digitais.

Para o CEO e fundador da BGS, Marcelo Tavares, trazer Pajitnov ao Brasil faz parte da missão do evento. “Uma das partes mais emocionantes de promover a BGS é proporcionar encontros únicos entre pessoas que transformaram o setor de games e os jogadores", afirma.

"É uma experiência importante tanto para os convidados, que podem ver de perto o impacto de suas criações com a comunidade, quanto para os gamers, que ficam frente a frente com figuras históricas, como Alexey, um dos mais importantes nomes da história dos jogos eletrônicos", complementa Tavares.

Saiba o que esperar da Brasil Game Show edição 2023.

Homenagem ao criador do Tetris, Alexey Pajitnov

O Lifetime Achievement Award é a maior premiação concedida pela BGS, entregue apenas aos maiores nomes da indústria dos games. Os visitantes da feira já tiveram a chance de ver no evento Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear Solid, Cory Barlog, diretor de God of War, e John Romero, o lendário designer de games como Doom.

Em 2023, será a vez do criador do Tetris, Alexey Pajitnov. Nascido na União Soviética em 1955, Pajitnov era apaixonado desde criança por quebra-cabeças e pelo jogo de tabuleiro pentaminós.

bgs Alexey Pajitnov appletvAlexey Pajitnov virá ao Brasil para o BGS 2023. (Fonte: BGS/Cortesia da Apple)

Após concluir seu mestrado em matemática aplicada no Instituto de Aviação de Moscou, Pajitnov iniciou seu trabalho pioneiro em reconhecimento de fala e inteligência artificial no Dorodnitsyn Computing Centre. Foi lá que ele desenvolveu sua obra-prima, o Tetris, durante o seu tempo livre no ano de 1984.

O que começou como um jogo compartilhado entre colegas por disquete, tomou grandes proporções a ponto de se espalhar rapidamente pela União Soviética e, em 1987, chegar à América do Norte e à Europa.

A popularidade do jogo alcançou um novo patamar quando a Nintendo fez um acordo com Pajitnov dois anos depois, permitindo que o Tetris fizesse parte do mais novo Game Boy da desenvolvedora japonesa, vendendo mais de 35 milhões de cópias.

Atualmente, o Tetris é jogado em todo o mundo em diversas plataformas, incluindo smartphones. Mais de 520 milhões de unidades do jogo já foram vendidas para mais de 50 plataformas! A jornada do jogo de maior sucesso comercial da história chegou a ser retratado no filme Tetris, disponível na Apple TV+.

Estandes, campeonatos e mais atrações na BGS 2023

Além da homenagem a Pajitnov, a BGS 2023 trará uma variedade de atrações que prometem surpreender os visitantes. Entre elas, destacam-se:

Monster Energy BGS Esports

Os fãs de esports terão a oportunidade de acompanhar competições emocionantes e torcer por seus times favoritos. A edição deste ano contará com um campeonato feminino de Counter Strike: Global Offensive, proporcionando visibilidade e apoio ao cenário competitivo feminino.

bgs monster energy esportA premiação do Monster Energy BGS Esports será de R$ 50 mil. (Fonte: BGS/Divulgação)

Lançamentos e experiências exclusivas

Os jogadores poderão conferir em primeira mão lançamentos de jogos e produtos que estão moldando o futuro da indústria. Com estações free-to-play, shows da Video Game Orchestra e encontros com criadores de conteúdo, a BGS 2023 oferecerá uma experiência imersiva e empolgante.

bgs evento esportsA BGS 2023 promete encontros com ícones do universo gamer. (Fonte: BGS/Divulgação)

Encontros históricos

A feira será um ponto de encontro entre lendas da indústria e o público. Personalidades como Nolan Bushnell, criador do Atari, Shota Nakama, compositor japonês de game music, e dubladores icônicos da franquia Mario Bros., como Charles Martinet, Samantha Kelly e Kenny James, estarão presentes para interagir com o público brasileiro.

Networking

A BGS 2023 também é um espaço para criar e fortalecer uma rede de contatos e oportunidades de negócios. Investidores, empresários e profissionais do mercado de games têm a chance de se conectar e explorar parcerias.

bgs cosplayers comic eventoA BGS recebe milhares de cosplayers em suas edições. (Fonte: BGS/Divulgação)

Chegou a sua vez de participar da BGS 2023

A venda de ingressos ainda está disponível no site oficial da BGS. Por lá, você também encontra informações sobre caravanas, hotéis parceiros e demais benefícios ofertados aos visitantes da feira. Ao que tudo indica, a BGS 2023 está pronta para te receber e celebrar o mundo dos games como nunca.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.