Governo de SP e AWS lançam cursos gratuitos de computação em nuvem

1 min de leitura
Imagem de: Governo de SP e AWS lançam cursos gratuitos de computação em nuvem
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram nesta quinta-feira (17) uma parceria para a oferta de cursos gratuitos de computação em nuvem, ampliando o acesso à formação profissional na área. Serão disponibilizadas 31 mil vagas até 2024.

Contando com aulas online, os cursos gratuitos estarão abertos para moradores de todo o estado, que tenham idade mínima de 16 anos, e haverá prioridade para os grupos sub-representados tecnologicamente. A primeira turma será aberta ainda em 2023, com a oferta de 1 mil vagas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A AWS quer capacitar 29 milhões de pessoas em todo o mundo, até 2025, em vários programas de treinamento.A AWS quer capacitar 29 milhões de pessoas em todo o mundo, até 2025, em vários programas de treinamento.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Nesta opção inicial, as pessoas interessadas poderão participar do curso de Introdução à Programação, ministrado pela escola de educação profissional Proz. A iniciativa faz parte do programa Portal Tech, uma colaboração da AWS com a Meta, que objetiva ampliar o acesso a tecnologias como computação na nuvem, marketing digital e metaverso.

Já as 30 mil vagas restantes estarão disponíveis em 2024, para o curso Descubra a Nuvem AWS. As aulas serão ministradas pela DIO, plataforma open education de tecnologia, dentro do programa Talento na Nuvem, desenvolvido em parceria com a Nexa, democratizando o conhecimento sobre a nuvem.

Inscrições a partir de setembro

As inscrições para o primeiro curso gratuito de computação em nuvem incluído na oferta devem ser abertas em setembro, de acordo com a Secretaria. Os cadastros acontecerão por meio do site de cursos profissionalizantes do Estado de São Paulo.

Para o secretário de desenvolvimento econômico de São Paulo, Jorge Lima, o projeto permitirá qualificar a população em áreas de alta demanda no mercado, aumentando as chances de arrumar emprego. “A parceria com a iniciativa privada será muito benéfica e contribuirá para que viabilizemos políticas públicas de qualificação ainda mais assertivas”, comemorou.

A iniciativa, que possibilitará ampliar a diversidade de profissionais capacitados no setor, também foi celebrada pelo vice-presidente global da AWS, Max Peterson. “A ideia é impactar a vida de cidadãos com acesso limitado à profissionalização”, declarou o executivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.