Celulares devem ter bateria removível até 2027, decide União Europeia

1 min de leitura
Imagem de: Celulares devem ter bateria removível até 2027, decide União Europeia
Imagem: Reprodução/GettyImages

Após meses de discussões, o Conselho da União Europeia finalmente oficializou a lei que obriga as fabricantes de eletrônicos a implementarem baterias removíveis em seus produtos. O objetivo da mudança, segundo os parlamentares, é garantir que as baterias tenham um ciclo de vida “seguro, mais sustentável e competitivo”.

Com a mudança, os consumidores poderão remover e substituir as fontes de energia dos dispositivos sem a necessidade de ir a um lugar especializado — atualmente, a maioria dos modelos de smartphones, por exemplo, precisam de uma máquina a laser para remover a tampa traseira sem danificar o aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"As baterias são fundamentais para o processo de descarbonização e a transição da União Europeia para meios de transporte com emissões zero. Ao mesmo tempo, as baterias em fim de vida contêm muitos recursos valiosos e devemos ser capazes de reutilizar essas matérias-primas em vez de depender de países terceiros para o abastecimento", disse Teresa Ribera, ministra espanhola da Transição Ecológica.

Segundo Ribera, as novas regras também devem promover mais competitividade da indústria europeia.

bateria Atualmente, os usuários precisam levar o smartphone em assistência técnica para trocar a bateria. (Foto: GettyImages)

A nova lei será aplicada a todas as baterias, incluindo fontes de carros elétricos, baterias industriais e de bicicletas e motocicletas elétricas. As empresas terão até 2027 para mudarem o design de seus produtos e se adaptarem a nova regra.

Padronização do USB-C

Em outubro do ano passado, a União Europeia também já havia aprovado a entrada USB-C como conexão padrão, regra que entrará em vigor a partir de 2024. A mudança fará com que empresas como a Apple adotem o USB-C em seus produtos.

Do contrário, não poderão comercializar seus dispositivos em grande parte da Europa. Por aqui, o governo brasileiro também já começou a discutir legislações de padronização de entradas para carregadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.