Anatel abre consulta para padronizar carregadores de celular

1 min de leitura
Imagem de: Anatel abre consulta para padronizar carregadores de celular
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta última terça-feira (28), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma consulta pública sobre a proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. A consulta pública 45/2022 propõe a que todos os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C.

Recentemente, o parlamento europeu apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento por cabo USB Tipo C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.

Nos Estados Unidos, uma comissão de parlamentares realizou uma decisão semelhante e solicitou ao departamento de comércio a padronização dos carregadores com fio. Além de acabar com custos desnecessários dos clientes, a estratégia vai ajudar a reduzir o lixo eletrônico e oferecer uma facilidade na hora da comprar smartphones.

Um dos problemas em relação à padronização na Europa é a resistência da Apple, que utiliza cabos Lightning em seus dispositivos.Um dos problemas em relação à padronização na Europa é a resistência da Apple, que utiliza cabos Lightning em seus dispositivos.Fonte:  Shutterstock 

Padronização do USB-C

A Anatel avaliou a possibilidade ao estudar o tema em outras nações e propôs o projeto para desenvolver uma estratégia semelhante no cenário brasileiro.  A consulta pública está aberta para participação no site oficial do Participa Anatel até o dia 26 de agosto de 2022.

Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronização de interface de carregamento de smartphones — inclusive, a padronização da agência já foi objeto de estudo em fóruns internacionais.

“Em 2019, por exemplo, servidores apresentaram e obtiveram aprovação de contribuições à Recomendação L.1000 - Universal power adapter and charger solution for mobile terminals and other hand-held ICT devices, que define requisitos gerais para um carregador universal e fonte de energia em terminais móveis. Tal recomendação indica a interface USB tipo C como padronização de conector e de protocolo para fornecimento de energia em terminais móveis”, foi revelado em comunicado oficial.

Assim como no exterior, a decisão deve influenciar principalmente o modelo de negócio da Apple, que utiliza a conexão Lightning em produtos como o iPhone. No entanto, como a mudança ainda pode demorar para ser aprovada, a tendência é que a companhia

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.