Faturamento do mercado de PCs no Brasil cai 10% em 2022

1 min de leitura
Imagem de: Faturamento do mercado de PCs no Brasil cai 10% em 2022
Imagem: Getty Images/Reprodução

As receitas geradas pelo mercado de PCs no Brasil alcançaram R$ 33 bilhões em 2022, um valor 10% menor em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo IDC Brazil PCs Tracker Annual 2022, realizado pela IDC Brasil. A diminuição nas vendas é atribuída ao desaquecimento da economia e às incertezas políticas, que impactaram negativamente o consumo.

Em termos de unidades, foram vendidos 8,6 milhões de computadores no ano passado, um volume 2% inferior a 2021. Os notebooks lideram o mercado de PCs, com mais de 6,5 milhões comercializados, um recuo de 7%. Quanto aos desktops, foram vendidos mais de 2 milhões de unidades, uma queda de 20% na comparação dos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mercado de workstations, um tipo de PC voltado ao meio corporativo foi o único que cresceu. As vendas avançaram 59% em 2022. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram vendidas 38 mil unidades.

De uma forma geral, o mercado empresarial registrou 4,15 milhões de unidades vendidas e cresceu 15%, devido a antecipação de compras provocada pela transição da gestão no governo federal. Já o varejo regrediu 13%, com um volume de 4,4 milhões de PCs negociados.

Redução dos valores dos PCs

A queda de preços dos notebooks puxou a receita do mercado de PCs para baixo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)A queda de preços dos notebooks puxou a receita do mercado de PCs para baixo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Além da diminuição de vendas em unidades, a queda de receita do setor pode ser explicada pela redução do ticket médio do PCs. Em 2022, o desktop foi vendido, em média, por R$ 3.394, um valor 2% menor que em 2021, enquanto o notebook custou R$ 3.946, um preço 10% mais barato.

“Os notebooks foram os grandes responsáveis por este resultado, já que alguns fabricantes reduziram o ticket médio como estratégia para impulsionar as vendas do varejo”, analisa Renato Murari de Meireles, analista de mercado sênior de Commercial & Devices da IDC Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.