5 dicas para consultores autônomos de tecnologia

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 dicas para consultores autônomos de tecnologia
Imagem: GettyImages/Reprodução

Se você está em dúvidas se vale a pena seguir no mercado de tecnologia, temos uma boa notícia: ele segue aquecido. Até 2024, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) avalia que serão necessários cerca de 70 mil profissionais em diferentes posições para atender todas as demandas.

E embora existam muitas empresas buscando esses profissionais qualificados, uma alternativa interessante é trabalhar de forma autônoma como um prestador de serviços, principalmente como um consultor de tecnologia.

Pensando nisso, confira algumas dicas essenciais para você se destacar ainda mais nesse setor. Aproveite!

5. Mantenha seu portfólio atualizado

dellÉ importante deixar todas as informações bem explicadas em seu portfólio. (GettyImages/Reprodução)

Um bom portfólio pode te abrir portas. Afinal, é justamente por meio deste documento, que pode ser construído em diversas plataformas, que as empresas interessadas nos seus serviços poderão visualizar suas experiências e os projetos nos quais você se destacou.

Dessa maneira, deixe seu portfólio sempre atualizado e organizado, com o máximo de informações possíveis. Diferentemente de um currículo, no portfólio é possível se aprofundar em projetos específicos e habilidades.

4. Foque nas suas principais habilidades

dellAo ter contato com seus clientes, não se esqueça de enfatizar suas principais habilidades. (GettyImages/Reprodução)

Por falar em habilidades, se mantenha atualizado nas principais tendências de tecnologia, como a inteligência artificial, e deixe os seus pontos mais fortes em destaque, para que novos contratantes já vejam suas qualidades e referências e que seus atuais clientes sigam fiéis.

Além do mais, não hesite em dar mais informações e detalhes sobre suas principais habilidades em conversas sobre seus serviços. É bastante importante saber vender bem as suas características mais interessantes.

3. Destaque suas parcerias

dellDeixe em evidência no portfólio todas as empresas para quem você já prestou consultoria. (GettyImages/Reprodução)

As empresas e até pessoas físicas que desejam contratar um serviço de consultoria em TI estão de olho em tudo o que um profissional ou um grupo de profissionais da área de tecnologia podem oferecer.

Por isso, é muito importante destacar todas as empresas que já contrataram seus serviços anteriormente, dando respaldo e autoridade nas suas experiências. A sua experiência constrói o seu conhecimento, afinal, e isso dá credibilidade aos seus serviços.

2. Continue estudando

dellBusque sempre aprimorar seus conhecimentos em novas tendências. (GettyImages/Reprodução)

Manter-se informado também é uma ótima dica para estar neste mercado. Afinal, o mundo tecnológico está sempre em transformação e novas tendências são lançadas diariamente.

Sendo assim, procurar se aprofundar em cursos gratuitos ou até mesmo pagos que ofereçam mais ferramentas para que o desempenho do seu trabalho ocorra da melhor forma pode ser uma solução muito eficaz e atraente para novos clientes.

1. Participe do programa Dell Expert Network

dellPrograma da Dell possui uma série de benefícios para profissionais da área de tecnologia. (GettyImages/Reprodução)

Para fechar a lista, é preciso falar de uma vantagem especial para os profissionais de TI. A Dell Technologies é amplamente conhecida por suas soluções inovadoras e com grande adesão popular. Seja para trabalho, estudos ou lazer, a empresa investe bastante em tecnologia para atender todas as necessidades dos usuários.

E há também o programa Dell Expert Network, cujo foco é dar suporte a profissionais de tecnologia autônomos que querem se desenvolver ainda mais neste mercado.

Com essa iniciativa, os profissionais inscritos passam a ter vantagens imperdíveis, como uma equipe preparada para prestar auxílio em projetos complexos, certificado Dell Expert Member, campanhas de incentivo, acesso a ferramentas exclusivas e uma plataforma de desenvolvimento educacional para se aprimorar em mais aspectos do setor.

Além disso, é possível também fazer recomendação de produtos e serviços da Dell ganhando benefícios no final da efetivação de uma compra. Em linhas gerais, o Dell Expert Network visa melhorar o relacionamento dos consultores autônomos de tecnologia, ampliando seus negócios e fornecendo capacitação técnica aos envolvidos.

Para participar, basta ser um profissional de TI autônomo que preste serviços para empresas com até 99 funcionários ou outros profissionais (pessoa física). Portanto, não hesite em se inscrever agora mesmo.

Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.