Copa do Mundo Feminina: empresas podem liberar trabalhadores para assistir os jogos?

2 min de leitura
Imagem de: Copa do Mundo Feminina: empresas podem liberar trabalhadores para assistir os jogos?
Imagem: GettyImages

Um dos maiores eventos esportivos do mundo começou nesta quinta-feira (20): a Copa do Mundo 2023 feminina de futebol. Neste ano, a competição acontece na Austrália e na Nova Zelândia e, bem como nas edições anteriores, contará com a presença da seleção brasileira. Os jogos serão transmitidos através dos canais Globo e SporTV, no site GE (Globo Esporte) e no canal Cazé TV, no YouTube.

Contudo, muitas pessoas têm se perguntado o que acontecerá nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina. Os trabalhadores serão liberados para acompanharem as partidas? Os dias de jogos serão considerados feriados? O que as empresas irão fazer? Bem, é exatamente isso o que responderemos agora!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de a Copa do Mundo feminina ter iniciado no dia 20 de julho, a seleção brasileira estreará no torneio apenas na próxima segunda-feira (24). Na primeira fase, chamada de fase de grupos, o Brasil jogará três vezes, sendo que duas partidas acontecerão em dias semana e em horários que, normalmente, são considerados horários de trabalho.

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do mundo e reúne seleções de todos os continentes.A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do mundo e reúne seleções de todos os continentes.Fonte:  Getty Images 

De acordo com os advogados trabalhistas Fabio Medeiros, sócio do Lobo de Rizzo Advogados, e André Leonardo Couto, da ALC Advogados, que concederam entrevista ao G1, os dias de jogos do Brasil não são considerados feriados nacionais e cabe às empresas decidirem se darão folgas aos funcionários durante as partidas, ou não. Nesse cenário, colaboradores e companhias também precisariam negociar se as folgas, caso existam, serão repostas no futuro.

De acordo com os profissionais, caso empregados e corporações cheguem a um acordo no qual os trabalhadores serão liberados para assistirem os jogos, porém, com uma compensação pelas horas "perdidas", esses períodos não trabalhados devem ser compensados, idealmente, ainda no mesmo mês. Mas tudo dependerá da conversa entre as partes. Ou seja, há uma flexibilidade nessa questão.

O Governo Federal, por exemplo, realizou um decreto com horários de trabalho diferenciados facultativos para quem deseja assistir os jogos do Brasil. Porém, nesse esquema, há a obrigatoriedade de compensação pelo tempo fora do serviço. Assim, funcionários públicos poderão deixar suas atividades para verem as partidas, podendo ficar ausentes até duas horas depois dos eventos. Algo que já havia ocorrido durante a Copa do Mundo masculina de 2022.

Com isso em mente, diversas empresas privadas também já optaram por liberar seus funcionários nos dias de jogos do Brasil. A decisão seria uma forma de incentivar e celebrar a diversidade, além de impulsionar a competição de futebol feminina.

A Copa do Mundo feminina de 2023 se estende até o dia 20 de agosto (totalizando um mês de competição). Portanto, para quem tem interesse em assistir a seleção brasileira, será necessário uma conversa ou um acordo com sua respectiva empresa, caso esta já não tenha decidido algo sobre o tema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.