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A comunicação da sua empresa pode ser catalisadora de um grande processo inovativo

Mais do que implementar novas tecnologias, a cultura de inovação precisa ter uma comunicação clara e transparente.

Avatar do(a) autor(a): Eduardo Cosomano

27/06/2023, às 17:00

A comunicação da sua empresa pode ser catalisadora de um grande processo inovativo

Fonte: Getty Images

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Criar uma cultura de inovação em uma organização é um trabalho complexo e contínuo.  Não se trata apenas de implementar novas tecnologias, mas de ter um time que verdadeiramente pensa e age de maneira inovadora e autônoma

 E o que é uma cultura de inovação? 

É aquela que valoriza a criatividade, a experimentação, a colaboração e a busca constante por melhorias e soluções disruptivas. Como líder, é meu trabalho criar um ambiente que permita tudo isso, e parte desse processo é deixar claro o que é esperado e o que os colaboradores podem fazer dentro desse cenário.

Para estabelecer e evoluir o tipo de comunicação que resolve essas questões e foca na inovação, é preciso estabelecer alguns princípios. São eles:

Compartilhamento de objetivos e visão

Os objetivos e a visão da empresa em relação à inovação precisam ser transparentes. Isso envolve comunicar a importância da inovação para o sucesso do negócio, os desafios enfrentados, as metas a serem alcançadas e a direção estratégica que deve ser seguida. Uma comunicação clara e alinhada ajuda a criar uma compreensão compartilhada e um senso de propósito na equipe.

Lembre-se que as pessoas devem caminhar juntas para alcançar os resultados certos, e isso não vai acontecer sem uma “luz no fim do túnel” visível a todos.

Estímulo ao compartilhamento de ideias

O próprio time deve se comunicar e compartilhar suas ideias de forma aberta e colaborativa. Isso talvez signifique reuniões regulares, fóruns de discussão, plataformas digitais ou até mesmo programas específicos de sugestões de ideias. 

O importante é ter canais que proporcionam um ambiente seguro para que as pessoas expressem suas opiniões, sugiram soluções e contribuam ativamente para a inovação. É fundamental mostrar que todo esse movimento é valorizado e respeitado, para que ninguém fique com receio de vir à público.

Reconhecimento e celebração de iniciativas inovadoras

Quando as pessoas são encorajadas e apoiadas em suas jornadas de inovação, mais ideias costumam surgir e a roda continua girando. Ou seja: conte as histórias mais impactantes, destaque casos de sucesso e parabenize publicamente.

Além de dar os créditos para quem está se esforçando para alcançar os objetivos da empresa, essa prática inspira os outros, inclusive líderes e gestores. Todos têm algo a aprender.

Comunicação e inovaçãoAlém de uma comunicação transparente, as empresas que buscam ser destaques no campo da inovação precisam criar ambientes em que os colaborados sintam-se seguros, para inovar.

Gestão eficaz da mudança

A inovação muitas vezes implica em mudanças e transformações nos processos organizacionais. Nem sempre isso será visto com bons olhos, porque mudar é realmente difícil e várias pessoas podem ser resistentes a princípio.

Portanto, é papel da gestão garantir que essas transformações aconteçam da melhor maneira possível, apoiando os colaboradores em suas dificuldades e não fazendo com que se sintam mal por ainda estarem aprendendo. Forneça informações claras e relevantes e envolva a equipe inteira nas mudanças. Procure manter todos engajados e esteja também aberto às ideias que eles podem trazer para esse processo.

Não esqueça: a inovação pode vir de qualquer lugar, a qualquer momento. A criação de uma cultura inovadora permite que surjam mais espaços na empresa para isso, e que todos estejam de olhos abertos para quando verem uma oportunidade. Não subestime nenhuma ideia, tentativa ou até falha, porque mesmo os erros ensinam algo.


Eduardo Cosomano é jornalista, escritor e fundador da agência de assessoria de imprensa e produção de conteúdo EDB Comunicação. Seu primeiro livro, Saída de mestre: estratégias para compra e venda de uma startup, esteve presente no ranking oficial de best-sellers da Revista Veja.


Fontes