Anatel libera sinal 5G em mais 187 municípios brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Anatel libera sinal 5G em mais 187 municípios brasileiros
Imagem: Getty Images/Reprodução

O sinal do 5G segue se expandindo pelo Brasil. Já na próxima segunda-feira (26), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar as estações da rede em mais 187 municípios.

A decisão do órgão acompanha a previsão de que, até o final do mês de junho, todos os 1.610 municípios previamente listados tenham a faixa disponível. Ela será usada por estações do 5G standalone (SA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a liberação da Anatel, agora 141 milhões de brasileiros, cerca de dois terços da população do país, podem ter acesso ao sinal. Outras cidades poderão usar a faixa, antecipadamente, em julho, com o avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

A agência lembra, porém, que a liberação da faixa não significa que o sinal 5G chega imediatamente. O uso no dia a dia depende do planejamento das operadoras.

A liberação da faixa não significa que as operadoras vão disponibilizar o sinal imediatamente aos usuários.A liberação da faixa não significa que as operadoras vão disponibilizar o sinal imediatamente aos usuários.Fonte:  GettyImages 

Outro detalhe citado pelo órgão, já que se trata de cidades menores, é a necessidade de adaptar as antenas parabólicas. As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

A lista completa dos municípios que vão receber a liberação do 5G na próxima semana pode ser conferida no site da Anatel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.