Dona do TikTok já gastou US$ 1 bilhão em chips de IA da Nvidia devido a proibição; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Dona do TikTok já gastou US$ 1 bilhão em chips de IA da Nvidia devido a proibição; entenda
Imagem: GettyImages

A proibição dos Estados Unidos de que marcas locais como a Nvidia vendam para a China já causou efeito. Antes que a sanção entre em vigor, em setembro, empresas chinesas correram para adquirir GPUs da Nvidia, principalmente a ByteDance.

A empresa mãe do TikTok já gastou, sozinha, US$ 1 bilhão em chips de alto desempenho para inteligência artificial. Além dela, Tecent, Baidu e Alibaba também correram atrás dos produtos HCP, ou computação de alto desempenho, da Nvidia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todo o dinheiro gasto pela ByteDance equivale a 100 mil unidades de chips da Nvidia, com cada um custando cerca de US$ 10 mil. O valor pago equivale ao que todo o mercado chinês consumiu da mesma marca em 2022. 

As quantidades compradas pelas gigantes de tecnologia da China são tão grandes que nem a cadeia de distribuidores do país consegue dar conta. Os dados foram divulgados pela publicação chinesa Jitwei.

A ByteDance, dona do TikTok, já gastou o que todo o mercado chinês consumiu da Nvidia no ano passado.A ByteDance, dona do TikTok, já gastou o que todo o mercado chinês consumiu da Nvidia no ano passado.Fonte:  GettyImages 

Essa corrida acontece porque o governo dos EUA mandou que a Nvidia parasse de vender os HCP para a China. A fabricante, por sua vez, reclamou das sanções, pois poderia perder US$ 400 milhões anualmente e prejudicar o desenvolvimento do chip H100.

As companhias orientais buscam um espaço no mercado de inteligência artificial, que deve levar US$ 4,4 trilhões de dólares à economia global. Há ainda questões políticas, incluindo não ficar atrás do mercado ocidental.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.