WWDC 2023: iOS 17, óculos da Apple, novo MacBook e o que mais esperar

3 min de leitura
Imagem de: WWDC 2023: iOS 17, óculos da Apple, novo MacBook e o que mais esperar
Imagem: Apple/Divulgação

O Worldwide Developers Conference, ou apenas WWDC, é a conferência anual da Apple para desenvolvedores. Em 2023, o evento será realizado entre os dias 5 e 9 de junho no Apple Park em Cupertino, na Califórnia.

Durante o encontro, a Maçã deve mostrar os novos sistemas operacionais para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e outros dispositivos. A big tech também deve anunciar o lançamento de notebooks, computadores e, quem sabe, óculos de realidade mista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Facilitando a vida dos fãs da Maçã, o TecMundo organizou uma lista sobre o que esperar do WWDC 2023. Lembrando que os painéis serão transmitidos ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília) no site da Apple e nos canais oficiais da marca.

iOS 17 e outros sistemas operacionais

iOS 17 pode ter novos recursos para tela inicial e de bloqueio.iOS 17 pode ter novos recursos para tela inicial e de bloqueio.Fonte:  Samuel Angor/Unsplash 

O WWDC tem grande foco em anúncios sobre os sistemas operacionais dos produtos da Apple. Em 2023, o iOS 17 deve ser a principal estrela da conferência da Gigante de Cupertino.

Visando melhorar a experiência dos usuários, a atualização do SO do iPhone deve ter grandes inovações. Conforme os vazamentos, o software pode aprimorar o Dynamic Island, ter melhorias do app Saúde e adicionar mais widgets interativos à tela inicial.

Rumores também indicam novidades para a tela de bloqueio. Além de maior customização e reformulação do recurso Live Activity, os telefones podem ganhar uma função “smart display” para exibir detalhes do clima, calendário e outras informações.

Junto ao iOS 17, a Apple pode apresentar os novos iPadOS 17, macOS 14, watchOS 10 e a próxima versão do tvOS. A big tech também pode revelar o sistema operacional xrOS, dos aguardados óculos de realidade mista.

Óculos de realidade mista

Suposto visual do headset Reality Pro da Apple.Suposto visual do headset Reality Pro da Apple.Fonte:  Ian Zelbo/Reprodução 

Após anos em desenvolvimento, os óculos de realidade mista da Apple devem ser mostrados no WWDC 2023. Supostamente batizado de Reality Pro, o novo dispositivo da Maçã une os recursos interativos de realidade virtual e aumentada.

Usando chips de computadores Mac e o sistema xrOS, o headset deve ter um corpo feito com materiais leves, duas telas micro-OLED 4K e câmeras e sensores avançados. Assim, o modelo poderá ser usado para entretenimento e produtividade.

Com a esperada revelação no WWDC 2023, os desenvolvedores terão tempo de projetar apps para os óculos de realidade mista antes do lançamento. A previsão é que o dispositivo chegue ao mercado norte-americano no último trimestre deste ano.

Abertura da App Store

App Store pode deixar de ser a única fonte para download de aplicativos no iOS.App Store pode deixar de ser a única fonte para download de aplicativos no iOS.Fonte:  Apple/Divulgação 

A Apple pode anunciar a abertura da App Store durante o WWDC 2023. Seguindo a Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que entrará em vigor em 2024, a big tech será obrigada a permitir o download de aplicativos de lojas de terceiros nos dispositivos.

Com isso, os usuários europeus estarão livres para usar fontes alternativas para instalar apps (sideloading). Eventualmente, a ação da empresa deve se estender para donos de iPhones e iPads em outras regiões fora da Europa.

Então, a Apple deve revelar os recursos especiais do iOS 17 e do iPadOS 17 para acesso a lojas de apps de terceiros no evento para desenvolvedores. Também é esperado mais detalhes sobre a relação com os desenvolvedores após a abertura.

Novidades de Inteligência Artificial (IA)

Siri pode ganhar suporte de IA.Siri pode ganhar suporte de IA.Fonte:  Omid Armin/Unsplash 

A Apple é uma das poucas big techs que não revelou planos na área de IA. Contudo, a marca pode anunciar novidades sobre o tema e possíveis integrações com a assistente Siri e linguagem de programação Swift no WWDC 2023.

Em março deste ano, uma reportagem do New York Times citou que a big tech estaria testando um modelo de linguagem para aprimorar a Siri. Recentemente, a big tech também abriu mais de 170 vagas para profissionais que atuam no setor de IA.

MacBook Air de 15 polegadas

MacBook Air com tela de 15 polegadas pode ser revelado no WWDC 2023.MacBook Air com tela de 15 polegadas pode ser revelado no WWDC 2023.Fonte:  Apple/Divulgação 

Apesar do foco em softwares, a Apple pode apresentar novos modelos de MacBooks no evento. Entre os possíveis anúncios está o MacBook Air com tela de 15 polegadas, uma evolução da versão de 13 polegadas com processador M2 lançada em 2022.

Outras máquinas que poderão dar as caras no evento é o MacBook Pro de 13 polegadas e uma versão atualizada do Mac Pro com chip M2. Entretanto, não há detalhes sobre os três computadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.